Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

'Em nome de Bob Jeff, levarei meu fuzil', diz aluno do Mackenzie, que suspende aulas

Grupos pró e contra Lula planejam manifestações na rua Maria Antônia nesta sexta (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, trocaram mensagens em um grupo de WhatsApp dizendo que vão agir com violência contra alunos da mesma instituição que farão ato, nesta sexta (28), em prol da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Em nome de Bob Jeff [Roberto Jefferson], levarei meu fuzil", diz um deles. Outro escreve: "Quem derrubar mais petista, eu pago uma dose". Um terceiro estudante pergunta: "Pode ir armado?".

0
Entrada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na zona central de São Paulo - Zanone Fraissat - 18.nov.2014/Folhapress

Prints das mensagens passaram a circular nesta quinta (27) entre alunos e funcionários do Mackenzie. À noite, a instituição emitiu um comunicado dizendo que as aulas no campus Higienópolis estão suspensas nesta sexta (28) em "virtude do preparo dos prédios do campus" para o segundo turno, no domingo (30). No primeiro turno, a medida não foi adotada.

Procurada, a Universidade disse, por meio de nota, que "as autoridades, municipais e estaduais, foram responsavelmente informadas para que seja mantida a segurança e a ordem na área".

Intitulado como Mack Verde e Amarelo, o grupo em que foram trocadas as mensagens surgiu como reação aos alunos que defendem a eleição do petista e que estão convocando para a noite de sexta (28) um ato pela democracia.

Prints de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie
Print de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie - Reprodução

No WhatsApp, os organizadores do movimento ressaltaram que a manifestação é pacífica e que quem se desvirtuar desse princípio não é bem-vindo.

Também circula no grupo uma mensagem atribuída a um suposto aluno do ato a favor de Lula. "Vamos matar os bolsominions", diz. De acordo com estudantes que organizam o ato "Maria Antônia Pela Democracia", porém, não há registros de que ela tenha sido enviada no grupo que defende a candidatura do petista.

Eles ainda afirmam que o conteúdo foi compartilhado originalmente dentro do grupo "Mack Verde e Amarelo", e que providências junto à ouvidoria da universidade já foram tomadas para que os autores sejam identificados e punidos.

"Tem que metralhar essa petralhada", responde um estudante no grupo que leva as cores da bandeira em seu nome. Um outro comenta que os alunos pró petista querem "uma reedição da batalha da Maria Antônia" —em 1968, estudantes de esquerda da USP e de direita do Mackenzie se enfrentaram na rua, numa batalha que marcou época.

Prints de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie
Print de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie - Reprodução

O perfil do Instagram Mack Verde e Amarelo publicou uma nota, na noite desta quinta (27), dizendo que os organizadores dos dois movimentos conversaram e se comprometeram a manter "a paz e a distância".

Também foi acordado que as manifestações serão realizadas em horários diferentes. A parte da manhã será reservada ao Mack Verde e Amarelo, que irá se reunir na rua Maria Antônia. "Durante a tarde/noite, a direita se manterá dispersada, com suas camisetas verdes e amarelas, porém sem se encontrarem e se unirem em locais."

Já o Mack com Lula fará o ato pela democracia às 19h, com concentração também na rua Maria Antônia.

Prints de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie
Print de conversas no WhatsApp de alunos da Universidade Mackenzie - Reprodução

Os dois lados afirmam que vão manter as manifestações apesar da suspensão das aulas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.