Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 universidade

Mais de 20 mil assinam manifesto contra Tarcísio articulado por estudantes da USP

Documento diz que vitória do ex-ministro 'seria uma carta em branco' para a ciência e para universidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um manifesto encabeçado por funcionários, estudantes e professores da USP contra a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo de São Paulo reuniu, até a tarde desta quinta-feira (27), mais de 20 mil assinaturas.

O documento afirma que uma eventual vitória do candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá trazer riscos para as universidades estaduais paulistas e para a suposta vitória de um projeto político autoritário, contrário à ciência e economicamente excludente.

Tarcísio de Freitas durante encontro com lutadores, em São Paulo - Zanone Fraissat - 21.out.2022/Folhapress

"A aliança do atual presidente com Tarcísio de Freitas, pautada pela lógica do negacionismo e dos ataques às universidades, coloca em risco a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, tal como as recentes conquistas relacionadas à popularização da USP", diz o documento.

"Vislumbrar, como defende a base eleitoral de Tarcísio e do atual presidente, a possibilidade de cobrança de mensalidades na USP e a privatização de outras instituições de ensino, coloca em risco imediato o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do estado e do Brasil, além de abrir espaço para a exclusão de milhares de jovens negros e pobres que agora acessam as universidades estaduais paulistas", continua.

De acordo com o manifesto, o plano de governo do candidato do Republicanos ao Palácio dos Bandeirantes não faz menções à ciência nem apresenta um plano para lidar com as universidades estaduais ou com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

"Sua possível vitória seria uma carta em branco, sem qualquer projeto consequente", afirma o manifesto, intitulado "USP e São Paulo sem Tarcísio".

Dos signatários, 746 são professores da instituição. Entre eles há nomes como Lilia Schwarcz, Conrado Hübner Mendes, Maria Paula Dallari, Raquel Rolnik e Christian Dunker.

O manifesto foi articulado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, integrado por estudantes da Faculdade de Direito da USP.

Veja, abaixo, a íntegra do documento:


PIPOCA

O produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, participou de um debate após a pré-estreia do filme "Armageddon Time", na noite de quarta-feira (26), no Cine Marquise do Conjunto Nacional, na capital paulista. O longa, produzido por Teixeira, está na programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os atores Mariana Ximenes e Johnny Massaro prestigiaram a exibição da produção.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.