Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ex-reitores de universidades paulistas assinam manifesto contra a eleição de Tarcísio

Carta será aberta para coletar assinaturas do público em geral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais de cem acadêmicos e ex-reitores das principais universidades paulistas assinaram um manifesto em que fazem um alerta para "a cobiça que espalha destruição e fome" e o "profetismo pernicioso dos manipuladores do medo e dos desvarios do ódio" que poderiam pairar sobre o estado de São Paulo caso o candidato ao governo Fernando Haddad (PT) não seja eleito no segundo turno das eleições.

O ex-ministro Tarcísio de Freitas durante debate entre candidatos ao Governo de SP, na Band, na capital paulista - Bruno Santos - 10.out.2022/Folhapress

Intitulado "Esperança e Coragem para São Paulo: Em Defesa da Ciência, da Cultura e da Universidade Pública", o documento foi articulado pela antropóloga Lilia Schwarcz e pelo ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel.

Sem citar o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), o mais bem colocado na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, o documento afirma que a história paulista situa o estado "ao lado das lutas contra o negacionismo, o obscurantismo, o totalitarismo, o armamentismo e o milicianismo".

"O estado de São Paulo, a exemplo do Brasil, aprendeu a conviver, nesses tantos anos de redemocratização, com a liberdade reconquistada, com os valores que resultaram da luta pela igualdade e justiça sociais, com a solidariedade federativa, com o desenvolvimento equilibrado e o respeito ao papel fundamental das instituições públicas na consolidação e renovação democráticas e do Estado democrático de Direito", afirma o texto.

"As universidades e as instituições de pesquisa têm, historicamente, no estado de São Paulo, cumprido um papel de protagonismo cultural, científico e tecnológico, que afirma os princípios da autonomia, da criatividade e da busca do conhecimento como fator de geração de riqueza, do combate à desigualdade social", diz ainda.

O documento também não cita o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas afirma que as vitórias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Fernando Haddad no pleito seriam "a única garantia de um novo Brasil, menos polarizado, mais cidadão e democrático".

Entre as 115 pessoas que já assinaram o manifesto estão o ex-reitor da USP Vahan Agopyan, a ex-reitora da Unifesp Soraya Smaili, o ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Hernan Chaimovich e o reitor eleito da UFSCar Adilson Jesus Aparecido de Oliveira.

A carta deve ser aberta ainda nesta quinta-feira (13) para a coleta de assinaturas do público em geral.

Leia, abaixo, a íntegra do documento:


SÉTIMA ARTE

O ator Caco Ciocler recebeu convidados, na noite de quarta (12), no lançamento do documentário "O Melhor Lugar do Mundo É Agora", dirigido por ele. O evento ocorreu no Cineclube Cortina, em São Paulo. Após a exibição do filme, foi realizado um debate com mediação da psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli. Também estiveram presentes a cineasta Tata Amaral, e as atrizes Nilcéia Vicente e Martha Nowill.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.