Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula tem 49% dos votos no 2º turno, e Bolsonaro, 41%; brancos e nulos somam 6% diz Genial/Quaest

Pesquisa também avaliou as intenções entre eleitores com maior probabilidade de ir às urnas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminha para o segundo turno das eleições com 49% das intenções de voto, ante 41% contabilizados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), diz a mais nova pesquisa Genial/Quaest. Já os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar somam 6%, segundo o levantamento realizado entre segunda (10) e quarta-feira (12).

0
Vai dar Lula ou vai dar Bolsonaro. Haverá festa de um lado, luto do outro - AFP

Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro, 46%, se o segundo turno ocorresse hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-07106/2022.

Em relação à última pesquisa, realizada na semana anterior, o petista oscilou de 48% para 49%. O atual presidente da República, por sua vez, se manteve no mesmo patamar.

A Genial/Quaest ainda avaliou as intenções de voto entre eleitores com maior probabilidade de ir às urnas no dia da votação. Neste recorte, Lula aparece com 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, com 47%.

Na pesquisa anterior, esse índice era de 54% para Lula, que oscilou um ponto percentual para baixo, e de 46% para Bolsonaro —que oscilou um ponto percentual para cima.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, muitas variáveis podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado no título, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% dos votos válidos na pesquisa Genial/Quaest, não 41%. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.