Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Mais de cem entidades aderem a carta que pressiona Ricardo Nunes por passe livre nas eleições

Ato será convocado na capital paulista em defesa do transporte público gratuito no segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais de cem entidades já assinaram uma carta que será entregue ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reivindicando a gratuidade do transporte público coletivo no segundo turno das eleições. O documento é articulado pela Fundação Tide Setubal, pelo Instituto Pólis e pela Rede Nossa São Paulo.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, durante cerimônia de reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo - Rubens Cavallari - 6.set.2022/Folhapress

EXEMPLOS

A carta cita decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou municípios e concessionárias a fornecerem o transporte gratuitamente no dia do pleito, afirma que mais de 60 cidades brasileiras já decidiram pela suspensão das tarifas —sete delas, localizadas na Grande SP— e destaca a importância do exercício do voto por todos.

IMPACTO

"Sabemos que a pandemia de Covid-19 e a subsequente crise econômica castigaram de forma violenta a população de São Paulo. Dados da Fundação Seade apontam que a taxa de desemprego em nossa cidade é de 8,7% (dados de julho/2022), sendo as populações periféricas as mais afetadas", afirmam as entidades.

BOLSO VAZIO

"Este cenário, somado à recente espiral inflacionária, tem comprometido a renda de grande parte das famílias, que têm dificuldade de arcar com despesas básicas, como as de transporte", continuam. As signatárias ainda pedem que, caso a medida seja adotada, haja ampla divulgação junto à população.

BARULHO

O documento será entregue a Ricardo Nunes na próxima segunda-feira (24), na mesma data em que está sendo articulado um ato na capital paulista em defesa do passe livre no segundo turno.

NEGATIVA

Como mostrou a coluna, Nunes já afirmou que não pretende conceder o benefício por considerá-lo inviável.


TELONA

As atrizes Denise Fraga e Débora Falabella participaram da cerimônia de abertura da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, na noite de quarta-feira (19). A cineasta e apresentadora Marina Person esteve lá, assim como as diretoras Lô Politi e Tata Amaral, os atores Vinícius de Oliveira e Theodoro Cochrane e a produtora Debora Ivanov.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.