Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Defensoria de SP ingressa em ação que pede passe livre nas eleições

Demanda foi apresentada pela vereadora e deputada eleita Erika Hilton, do PSOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública de São Paulo ingressou na ação apresentada pela vereadora e deputada eleita Erika Hilton (PSOL) para que o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), ofereça transporte público gratuito para a população no segundo turno das eleições.

Na peça, o órgão defende a gratuidade do serviço e argumenta que a crise sanitária de Covid-19 e o aumento da inflação impôs dificuldades extras aos eleitores economicamente vulneráveis, que já apresentavam obstáculos para a "plena participação nas eleições".

O prefeito Ricardo Nunes durante visita a escola municipal, em São Paulo - Danilo Verpa - 7.fev.2022/Folhapress

"O custo do transporte público transforma-se em uma barreira para o exercício pleno da cidadania, exigindo que o Estado implemente políticas públicas que visem superá-la", afirma ainda o documento.

A Defensoria entrou como custos vulnerabilis (guardia dos vulneráveis) na ação —nome que se dá à intervenção em um processo para garantir a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais.

A peça é assinada pelos núcleos de Cidadania e Direitos Humanos, de Defesa do Consumidor e de Habitação e Urbanismo.

Como revelou a coluna, na quinta-feira (20), a 6ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura de São Paulo se manifeste, em até 48 horas, sobre a viabilidade de oferecer transporte gratuito.

Nesta semana, o ministro do STF Luís Roberto Barroso autorizou administrações municipais e concessionárias de transporte público a fornecerem o transporte gratuitamente, sem que os gestores ficassem sujeitos a acusações de crime eleitoral ou improbidade.

A ideia é garantir às pessoas condições para que exerçam o direito de votar —que, no Brasil, é também uma obrigação.

A abstenção no país é historicamente maior entre pessoas de menor renda e escolaridade, o que é creditado às dificuldades que elas enfrentam para chegarem aos locais de votação.

Erika Hilton questiona a relutância da prefeitura da capital paulista em adotar o passe livre. "O prefeito de São Paulo disse que não irá liberar as catracas no dia da eleição mesmo com a decisão do STF que o permite fazê-lo, mesmo com R$ 32 bilhões parados no caixa da prefeitura. Não podemos normalizar uma injustiça tão grave como essa", diz.

A vereadora Erika Hilton no plenário da Câmara Municipal de São Paulo - Rafa Canoba - 12.nov. 2021/Divulgação

Na ação apresentada ao Tribunal de Justiça, a parlamentar afirma que, somando ida e volta, o custo para que uma pessoa possa votar na capital é de R$ 8,80, o que poderia ser inviável para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Como mostrou a coluna na quarta-feira (19), o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), não pretende conceder o benefício mesmo após a decisão do STF. "Consultei a SPTrans [empresa que faz a gestão dos ônibus na capital] já no primeiro turno e não acham viável", disse o chefe do Executivo municipal. .

"Colocamos 2.000 ônibus a mais do que normalmente circulam aos domingos. Não tivemos problemas no primeiro turno e deve ocorrer assim também no segundo", afirmou ainda.


TELONA

As atrizes Denise Fraga e Débora Falabella participaram da cerimônia de abertura da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, na noite de quarta-feira (19). Os cineastas Jorge e Laís Bodanzky também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.