Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Museu do Ipiranga veta HQ crítica a Bolsonaro para crianças e adolescentes

Instituição disse querer evitar 'eventuais pontos de tensão' com a gestão federal em parecer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Museu do Ipiranga, em São Paulo, vetou a distribuição para seus visitantes de uma história em quadrinhos infanto-juvenil que revisita a história do Brasil e faz referêcias críticas a políticas públicas defendidas por Jair Bolsonaro (PL). Quando houve a censura, o governador já era Rodrigo Garcia (PSDB), que hoje apoia a reeleição do presidente.

A obra "Contra Tempo – Uma Viagem de Duzentos Anos" tem como protagonista Bia, uma estudante de história que habita "um lugar distópico dominado pela violência e pela ignorância". Em busca de respostas para a sua realidade, a personagem viaja ao passado e presencia momentos históricos do país.

Trecho da HQ "Contra Tempo — Uma Viagem de Duzentos Anos", obra produzida pelo Instituto Ciência na Rua, alvo de veto no Museu do Ipiranga, em São Paulo - Reprodução

No início de sua jornada, Bia percorre uma via dominada por policiais cujo logradouro é "rua Coronel Ustra". Nela, há igrejas evangélicas, uma loja de armas e um painel com a inscrição "Deus, armamento e liberdade!", que também traz um homem branco que simula dois revólveres com as mãos.

Ainda que não haja menção explícita ao presidente da República, a passagem, que ocupa duas páginas do livro (veja abaixo), foi suficiente para ensejar o veto por parte da Comissão de Cultura e Extensão do Museu do Ipiranga.

"A HQ é construída com referências bastante explícitas e críticas à atual gestão do governo federal e a grupos religiosos. Há menções, por exemplo, às Igreja Deus é Amor e Congregação Cristã do Brasil, além de uma ilustração de Jair Bolsonaro", diz um parecer do colegiado, obtido pela coluna.

"Não estamos entrando no mérito em relação à concordância conceitual da equipe de educação sobre a proposta do material, mas entendemos que o Museu não tem se posicionado de forma tão enfática em outros espaços de comunicação, buscando evitar eventuais pontos de tensão com a atual gestão federal", continua.

Ao final do parecer, é dito que uma outra abordagem poderá ser dada para o material no futuro —como uma leitura mediada por professores, por exemplo—, "mas não nesse momento".

"Contra Tempo" é uma obra produzida pelo Instituto Ciência na Rua, criado pela jornalista e pesquisadora Mariluce Moura. O livro que seria oferecido no Ipiranga é apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antes do veto, ocorrido em agosto deste ano, o instituto já havia obtido o aval da direção da museu para distribuir a HQ a crianças e adolescentes que visitassem o equipamento cultural.

Procurado, o Museu do Ipiranga diz que não tomou a decisão por receio de represália do governo federal, mas porque entende que não deve tomar partido como instituição pública de caráter educativo e cultural.

"O que sugerimos não foi um veto à publicação, mas que sua distribuição se desse de maneira mediada, em um ambiente onde fosse possível propor um debate e uma contextualização da proposta", diz, em nota.

A HQ é assinada pelo historiador e professor da USP João Paulo Pimenta, pelas artistas Ana Cardoso e Hyna Crimson e pelo roteirista Igor Marques. Antes de ganhar o formato em livro, os quadrinhos foram publicados semanalmente no site do Ciência na Rua, entre novembro de 2021 e setembro deste ano.

Veja, abaixo, as páginas da HQ que provocaram o veto do Museu do Ipiranga:


TAPETE VERMELHO

O ator Antonio Pitanga e o cantor Caetano Veloso compareceram à estreia do documentário "Nossa Pátria Está Onde Somos Amados" no Festival do Rio, realizado na capital fluminense, na semana passada.
A atriz Alanis Guillen esteve lá. Os atores Caio Blat e André Ramiro também prestigiaram o longa dirigido por Felipe Hirsch.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.