Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Caetano lança movimento 'tira voto' de Ciro Gomes em novo vídeo para redes sociais

Cantor intensificou pedido para voto útil em Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Caetano Veloso intensificou a campanha para que eleitores de Ciro Gomes (PDT) votem útil em Lula (PT) e lançou um movimento para "tirar" votos do pedetista.

A tentativa dos artistas é ajudar a impulsionar uma onda que consagre a vitória do petista ainda no primeiro turno, selando a derrota de Jair Bolsonaro (PL).

Em novo vídeo, Caetano afirma que o ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, símbolo histórico do PDT, afirmava que "artista não dá voto. Mas tira. Então...".

Neste momento, a fala do cantor é cortada, e surge uma imagem com o slogan "#tiragomes", para que as pessoas não votem em Ciro.

O vídeo de Caetano está sendo disseminado em grupos de WhatsApp, impulsionado especialmente pelo grupo Prerrogativas, que reúne juristas e advogados que apoiam Lula contra Bolsonaro.

Ciro Gomes tem redobrado os ataques contra Lula, chegando a ser elogiado por ministros de Jair Bolsonaro. Suas falas têm sido usadas em vídeos de propaganda do presidente nas redes sociais.

Na semana passada, o pedetista classificou a campanha pelo voto útil como "fascismo de esquerda". Disse que ela teria o objetivo de "aniquilar alternativas", esvaziando o debate de ideias. E criticou os artistas que a lideram.

"Um de cada três eleitores que dizem declarar voto ao Lula o fazem por uma razão pragmática: é o cara que vai tirar o Bolsonaro e sua falta de educação, sua grosseria, seu banditismo. A razão não é o Lula, nem a proposta do Lula, nem o dia seguinte", afirmou o candidato do PDT.

"É o voto Caetano Veloso, é o voto Tico Santa Cruz. [São] boas pessoas, mas que todos estão lá com a vida ganha. Quem tá preocupado com o dia seguinte é quem não tem plano de saúde, não tem como pagar a mensalidade escolar, é quem está submetido ao terrorismo das facções criminosas nas periferias, é quem tá na fila de cirurgia eletiva", acrescentou Ciro.

Ciro também foi criticado por usar a imagem de Gregorio Duvivier, colunista da Folha, para ilustrar uma peça publicitária que igualava "bolsoplanistas" a "lulaplanistas".

A propaganda diz que ambos "idolatram corruptos e têm o péssimo hábito de chamar de fascista todos aqueles que não baixam a cabeça para o líder da seita".

Após o ataque de Ciro a Duvivier, o cantor Tico Santa Cruz se solidarizou com o humorista e pediu ao pedetista que "retome a consciência". "Você não é essa pessoa. Não se torne essa pessoa", escreveu ele no Twitter.

Na manhã desta segunda (26), Ciro Gomes divulgou carta destinada à nação brasileira, dizendo que segue na campanha presidencial. "Nada deterá minha disposição a seguir em frente com o projeto nacional de desenvolvimento."

"Por mais jogo sujo que pratiquem, eles não me intimidarão", disse ao afirmar que seu nome continua posto como candidato "para livrar nosso país de um presente covarde e de futuro amedrontador".

A carta foi uma reação ao que chamou de "campanha de intimidação, mentiras e de operações de destruição de imagens" deflagrada pela campanha do ex-presidente Lula. "Sou vítima de virulenta campanha nacional e internacional", disse Ciro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.