Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Violência política em 2022 cresce 400% em comparação com 2018, diz estudo

Houve uma média de quase dois casos por dia no período eleitoral deste ano, entre 1º de agosto e 2 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os dois meses que antecederam o primeiro turno das eleições, ocorrido no dia 2 de outubro, registraram uma média de quase dois casos de violência política e eleitoral por dia. É o que aponta o mais recente estudo das organizações da sociedade civil Justiça Global e Terra de Direitos, que monitoram o cenário no Brasil desde 2016.

Coroas de flores no velório do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda, baleado em festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR)
Velório do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda, baleado em festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR) - Paulo Lisboa/Folhapress

ÁGUA FERVENTE

Apenas em 2022 já houve 247 episódios —uma média de um a cada 26 horas. O número já supera o total de 2020 e também é 400% maior do que a quantidade de casos registrados em 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) foi eleito.

FERVENTE 2 

No período eleitoral, entre 1º de agosto e 2 de outubro deste ano, 121 episódios foram registrados no país. O levantamento foi feito com base em relatos publicados em portais, redes sociais e veículos de comunicação do país.

MAPA 

O número equivale a 25% de todos os casos de 2 de setembro de 2020 a 2 de outubro deste ano, período de análise do novo estudo. Nestes quase dois anos, o país presenciou 523 episódios envolvendo 482 políticos eleitos, candidatos ou assessores e dirigentes partidários —o levantamento não contabilizou pessoas fora da vida política.

MAPA 2 

Desse total, houve 54 assassinatos, 109 atentados, 151 ameaças, 94 agressões, 104 ofensas, seis casos de criminalização e cinco de invasão.

MAPA 3 

A análise ainda mostra que a cada cinco dias ocorre um assassinato ou atentado à vida por violência política e eleitoral. São Paulo é o estado que mais registra mortes, com 24 assassinados, seguido por Rio de Janeiro (22) e Bahia (20). Entre os partidos das vítimas, PT e PSOL representam mais de um quarto dos casos.

EM CIMA 

Os dados confirmam a tendência de alta registrada pelas organizações já em 2019. Enquanto até 2018 uma pessoa era vítima de violência política a cada oito dias, a frequência pulou para um episódio a cada dois dias no ano seguinte.

PERIGO 

"Os resultados, principalmente do período eleitoral, são alarmantes. Mostram o quanto essa violência vem crescendo e sendo um instrumento de interferência no processo democrático", afirma a coordenadora de incidência política da Terra de Direitos, Gisele Barbieri.

PERFIL 

O levantamento ainda revelou que os homens cisgênero, que são maioria em representação nos espaços de poder, somam 59% dos casos de violência política. As mulheres cis, que representaram 15,80% das pessoas eleitas em 2020, são vítimas de 36% dos episódios registrados pelo estudo. Já as transexuais e travestis foram alvo de 5%.

PERFIL 2 

"Considerando o número dessa população [mulheres e LGBTQIA+] em termos de representação no sistema político, as violências sofridas por ela são bem mais intensas. Precisamos observar o quanto isso gera um medo de essas pessoas estarem nesses processos e espaços de poder", segue Barbieri.


TERCEIRO SINAL

A atriz Adriana Lessa compareceu à estreia do musical "Dominguinhos: Isso Aqui Tá Bom Demais", realizada na semana passada, no Teatro Faap, na capital paulista. O cineasta Luiz Villaça e a atriz Denise Fraga estiveram lá, assim como o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.