Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cineastas pedem interlocução com Tarcísio e temem escolha para a Cultura

Entidade solicitou reunião com equipe do governo eleito, mas pedido ainda não foi atendido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cineastas têm manifestado temor em relação à escolha do nome que comandará a pasta da Cultura sob a gestão do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O receio maior é de que o ex-ministro reproduza no estado as decisões tomadas no governo de Jair Bolsonaro (PL) para o setor.

Sob o atual mandatário, a Secretaria Especial da Cultura foi chefiada por nomes como Regina Duarte, Mario Frias e Roberto Alvim —esse último, demitido por flertar com o nazismo.

O então candidato Tarcísio de Freitas durante debate na TV Bandeirantes, em São Paulo - Bruno Santos - 10.out.2022/Folhapress

A Associação Paulista de Cineastas (Apaci) encaminhou ao gabinete de transição de Tarcísio uma carta em que pede abertura para o diálogo e uma audiência com membros da entidade para discutir políticas públicas. Passadas duas semanas, ainda não houve retorno.

Fundada há quase 50 anos, a Apaci reúne nomes expressivos do audiovisual brasileiro em sua diretoria e entre seus associados, como Fernando Meirelles, Anna Muylaert, Joel Zito Araújo, Tatiana Lohmann, Alain Fresnot e Cao Hamburger.

Na carta endereçada ao coordenador da transição de governo, Guilherme Afif Domingos (PSD), a entidade afirma que São Paulo é responsável por quase 40% do PIB audiovisual do Brasil, além de concentrar o maior público consumidor e acumular a maior arrecadação de impostos do país.

Na terça-feira (22), Afif anunciou os nomes da equipe escolhida para realizar os trabalhados durante a transição de gestão. Ao todo, foram nomeadas 105 pessoas para oito grupos temáticos distintos.

A cineasta Paula Trabulsi e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Machado Mastrobuono, integrarão o núcleo destinado à educação, cultura e esportes.

Como mostrou a Folha, quem comandar a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo terá sob sua batuta mais de 60 equipamentos culturais, entre os quais alguns de tarimba internacional, como a Pinacoteca e a Orquestra Sinfônica do Estado, além de um orçamento polpudo.


CARA LAVADA

A atriz Ana Paula Arósio, afastada da TV desde 2010, posa para o livro "Singular", do fotógrafo Jairo Goldflus. Na obra, são retratadas 130 mulheres com um diferencial: a ausência completa de maquiagem, filtros ou qualquer tipo de retorque. "A minha ideia é mostrar a vida, a vida de verdade", diz Jairo à coluna. As atrizes Fernanda Lima e Gabriela Duarte, ex-mulher do fotógrafo, também são retratadas na publicação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.