Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu mostra de cinema

Filme brasileiro 'Saudade Fez Morada Aqui Dentro' é o grande vencedor de festival argentino

Longa ganhou o prêmio Astor Piazzolla de melhor longa-metragem, o mais importante do Cine de Mar del Plata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme brasileiro "Saudade Fez Morada Aqui Dentro" foi o grande vencedor do 37º Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, da Argentina. Com direção de Haroldo Borges e realização do coletivo baiano Plano 3 Filmes, o trabalho levou o prêmio Astor Piazzolla de melhor longa-metragem, o mais importante do evento, e foi eleito o favorito do público.

Cena do filme brasileiro "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", que tem direção de Haroldo Borges e realização do coletivo baiano Plano 3 Filmes - Divulgação

Essa é a terceira vez que um filme brasileiro recebe a premiação máxima do festival —"Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e "Separações" (2002), de Domingos Oliveira, foram os antecessores.

"Saudade Fez Morada Aqui Dentro" conta a história de um menino de 15 anos que, imerso em uma cultura machista, precisa aprender a ver a vida com outros olhos após receber o diagnóstico de uma doença degenerativa. A estreia do longa no Brasil está prevista para 2023.

"Depois desses últimos anos de sombras, onde parte da nossa sociedade parece ter ficado cega, queríamos contar uma história capaz de resgatar o afeto, a esperança, a empatia, a capacidade de olhar para o outro", afirma o diretor Haroldo Borges.

O Cine de Mar del Plata é reconhecido pela Federação Internacional de Associação de Produtores Cinematográficos (FIAPF). A entidade também chancela festivais como o de Cannes, o de Berlim e o de Veneza.


SOM

Maíra Baldaia e Djonga apresentam o single "Ogum e as Ayabás"
Maíra Baldaia e Djonga apresentam o single "Ogum e as Ayabás" - Caniin/Divulgação

O rapper Djonga e a cantora Maíra Baldaia vão lançar na quinta (17) o single "Ogum e as Ayabás", que passeia pelo afropop mineiro e pelo rap. A faixa integrará o terceiro álbum da carreira de Maíra, "Obi", que será lançado em maio do ano que vem pelo selo Natura Musical. "Trazemos uma letra instigante que junto com os beats e tambores nos leva a acreditar com corpo e mente que novos tempos são possíveis", diz ela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.