Descrição de chapéu transição de governo

Tarcísio anuncia equipe de transição com colegas de ministério, bolsonaristas e aliados da eleição

São cerca de 100 pessoas na lista, incluindo evangélicos, ex-assessores do ministro Paulo Guedes e membros de partidos aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O coordenador da transição de governo em São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), anunciou nesta terça-feira (22) os nomes da equipe escolhida pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).

São 105 pessoas no total, incluindo nomes que trabalharam com Tarcísio no Ministério da Infraestrutura, ex-assessores do ministro Paulo Guedes (Economia), bolsonaristas, evangélicos e membros de partidos aliados, como Republicanos, PL e PSC. Há ainda pessoas ligadas ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, e ex-integrantes de gestões do PSDB no estado.

Haverá oito grupos temáticos: agricultura e abastecimento; desenvolvimento social, mulheres e PCD (pessoa com deficiência); educação, cultura e esportes; segurança pública e administração penitenciária; turismo; gestão, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e finanças; meio ambiente, habitação e infraestrutura; e saúde.

Tarcísio afirmou que os nomes escolhidos são pessoas que já atuaram na campanha em sua maioria, com algumas exceções. Ele voltou a ressaltar que a equipe de transição não necessariamente participará do governo no ano que vem.

"Vocês vão ver mais na frente que tem áreas ali que nós temos alguns nomes participando da transição e não vai ter nenhum secretário ali", diz.

O governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conversa com o coordenador da transição, Guilherme Afifi (PSD), no edifício Cidade 1
O governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conversa com o coordenador da transição, Guilherme Afif (PSD), no edifício Cidade 1, em São Paulo - Vinicius Freitas - 21.nov.22/Divulgação

Tarcísio afirmou que tarefa fundamental da equipe de transição é fazer adequação da Lei Orçamentária para 2023 até a primeira semana de dezembro.

De acordo com Afif, os nomes dos futuros secretários podem ou não sair da lista da transição, dependendo de decisão do governador eleito. O único secretário confirmado até agora, Renato Feder (Educação), por exemplo, integra a equipe que tratará do tema.

Afif afirmou que a equipe de transição é formada por pessoas que participaram da elaboração do programa de governo e disse ainda que os nomes dos secretários serão anunciados aos poucos até a data da posse.

A ideia é que seja mantido o mesmo número atual de pastas (28, incluindo secretarias extraordinárias), mas pode haver remanejamento de áreas. Tarcísio, por exemplo, prometeu uma Secretaria da Mulher, que hoje não existe.

O coordenador da transição também afirmou que partidos poderão colaborar nas escolhas da equipe. "Os partidos vão participar, mas podem indicar nomes para o critério técnico estabelecido pelo governador. [Os nomes] Têm que passar pelo crivo e não tem porteira fechada", disse.

Como mostrou a Folha, bolsonaristas vinham reclamando de falta de espaço, mas vários nomes alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que patrocinou a candidatura de Tarcísio, foram indicados. A lista inclui os deputados estaduais Frederico D'Ávila (PL) e Valéria Bolsonaro (PL); os deputados federais Rosana Valle (PL), Capitão Derrite (PL) e Cezinha de Madureira (PSD), a vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos) e o ex-secretário Filipe Sabará (Republicanos).

Samuel Kinoshita e Jorge Lima, ex-assessores de Guedes, estão no grupo ligado à área econômica, que também inclui o vice-governador eleito, Felicio Ramuth (PSD), e o deputado federal Vinicius Poit (Novo), que concorreu ao Governo de São Paulo, mas perdeu.

Tarcísio tem ainda nomes da sua confiança, como Arthur Lima e Rafael Benini, que foram diretores da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

O núcleo duro da transição tem ainda Lais Vita, assessora de comunicação de Tarcísio, e Priscilla Perdicaris, especialista em políticas públicas na área da saúde.

Há ainda um grupo ligado ao PSD, de Gilberto Kassab, que foi o principal articulador político de Tarcísio. Além de Felício e Afif, integram esse time o ex-deputado Eleuses Paiva (PSD) e os ex-secretários municipais na gestão de Kassab na capital paulista Marcelo Branco e Miguel Bucalem.

A área de desenvolvimento social, mulheres e direitos da pessoa com deficiência tem nomes conservadores e evangélicos como Sonaira e Cezinha, que foi líder da bancada evangélica, além do vereador paulistano Gilberto Nascimento Jr (PSC).

A mulher de Tarcísio, Cristiane Freitas, também integra esse núcleo.

Esse grupo tem ainda Sabará, que foi secretário de Desenvolvimento Social na gestão de João Doria na prefeitura e presidente do Fundo Social do estado. Sabará, no entanto, se afastou de Doria e se aproximou do bolsonarismo.

Na área de segurança, há vários nomes da chamada linha-dura, do ex-secretário de Segurança Antonio Ferreira Pinto ao deputado Derrite. Em agricultura, além de D'Avila, que xingou o papa Francisco, há o coronel Mello Araújo, ex-comandante da Rota que chefia o Ceagesp.

A equipe da transição também traz ex-secretários e nomes que atuaram em gestões tucanas, como o ex-secretário de Saúde Giovanni Guido Cerri, que atuou na gestão Geraldo Alckmin, e o médico Esper Kallás, colunista da Folha e que foi membro do comitê de contingência contra o coronavírus da administração Doria.

Também colunista do jornal, Claudio Bernardes atuará no grupo Meio Ambiente, Habitação e Infraestrutura.

A partir de agora, os grupos temáticos da transição devem passar a se reunir para definir os próximos passos, o que inclui envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os trabalhos da transição começaram na quinta-feira (17), com uma reunião entre Tarcísio e o governador Rodrigo Garcia (PSDB). O secretário de Governo, Marcos Penido, coordena a transição pela parte de Rodrigo.

Um decreto estadual de 2006, publicado pelo então governador Cláudio Lembo (PFL), estabelece diretrizes para o processo de transição, mas não limita a quantidade de pessoas da equipe.

A norma diz que a equipe deve ser integrada por "profissionais e auxiliares" indicados pelo coordenador, que é Afif, e também por servidores designados pela Casa Civil.

O decreto ordena que as secretarias e órgãos forneçam informações precisas e em tempo hábil. A Casa Civil fica encarregada de fornecer infraestrutura e local de trabalho para a equipe.

O presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Dimas Ramalho, também determinou a criação de uma comissão para acompanhar os trabalhos da equipe de transição. O grupo, chefiado por Ramalho, terá seis profissionais da corte de contas paulista.

Veja a lista dos integrantes da equipe:

Coordenação de Transição
Guilherme Afif Domingos (Coordenação Geral)
Arthur Luis Pinho de Lima
Lais Vita
Priscilla Perdicaris
Nelson Hervey Costa

Agricultura e Abastecimento
Coronel Mello de Araújo
Edivaldo Del Grande
Frederico D'Avila
Guilherme Piai
Guilherme Ribeiro
João Sampaio
Ricardo Amadeu Sassi

Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos PCD
Ana Maria Velloso
Cezinha de Madureira
Cid Torquato
Cristiane Freitas
Deise Duque-Estrada
Filipe Sabará
Gilberto Nascimento Júnior
Marcone Vinicius Moraes de Souza
Maria Rosa
Rita Passos
Rosana Valle
Simone Marquetto
Sonaira Fernandes

Educação, Cultura e Esportes
Aildo Rodrigues
André Simmonds
Filomena Siqueira
Gustavo Souza Garbosa
Jair Ribeiro
José Roberto Walker
Karen Cristina Garcia
Lana Romani
Marcelo Magalhães
Maurreen Maggi
Patricia Borges
Paula Trabulsi
Pedro Machado Mastrobuono
Renato Feder
Talmo Oliveira
Thiago Peixoto
Valeria Bolsonaro
Vinícius Mendonça Neiva

Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Finanças
Anderson Correia
Bruno D'Abadia
Felicio Ramuth
Jorge Lima
Lucas Ferraz
Ricardo Britto
Rodrigo De Losso
Rui Gomes
Samuel Kinoshita
Vinicius Poit

Meio Ambiente, Habitação e Infraestrutura
Bruno Serapião
Claudio Bernardes
Lair Krahenbuhl
Marcelo Branco
Marcelo Coluccini
Marco Aurelio Costa
Marta Lisli Giannichi
Miguel Bucalen
Natália Resende Andrade Ávila
Paulo Ferreira
Rafael Benini
Ricardo Pereira Leite
Sérgio Henrique Codelo Nascimento

Saúde
Chao Lung Wen
Edmundo Baracat
Edson Rogatti
Eleuses Paiva
Esper Kallás
Fabio Jatene
Francisco Assis Cury
Francisco Ballestrin
Giovanni Guido Cerri
Gustavo Pereira Fraga
Helencar Ignacio
Helio Paiva
João Lauro Viana Camargo
José Eduardo Lutaif Dolci
José Luiz Gomes do Amaral
José Osmar Medina Pestana
Olímpio Bittar
Paulo Manoel Pego Fernandes
Sergio Okane
Tarcisio Eloy Pessoa Barros Filho

Segurança Pública e Administração Penitenciária
Antônio Ferreira Pinto
Artur José Dian
Cássio Araújo de Freitas
Guilherme Muraro Derrite
João Henrique Martins
Nelson Santini
Paulo Maculevicius
Raquel Kobashi Gallinati Lombardi
Rodrigo Garcia Vilardi

Turismo
Alain Baldacci
Alessandra Abrão
Alessandro Guiche
Ana Biselli
Armando Arruda Pereira de Campos Mello
Fernando Guinatto
Roberto de Lucena
Sergio Souza
Virgilio Nelson da Silva Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.