Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Jaildo Marinho vai inaugurar escultura de mais de duas toneladas no Pão de Açúcar

Obra 'Jangada' foi encomendada pelo TCU para evento com instituições superiores de controle

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma escultura de mais de duas toneladas feita pelo artista pernambucano Jaildo Marinho será exposta nesta terça-feira (8) na entrada do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Intitulada "Jangada", a obra foi encomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ocasião do Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle, que neste ano será presidido pela corte brasileira.

A escultura "Jangada", do artista pernambucano Jaildo Marinho, na entrada do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro - Arquivo pessoal

MARESIA

Feita em mármore, ela traz elementos que remetem à cultura do país, desde as cores da bandeira nacional ao uso de madeira pequi. "O objetivo é representar ao máximo o Brasil", afirma Marinho.

MARESIA 2

Ele diz ter se inspirado em povos indígenas e na história de jangadeiros cearenses que fizeram uso da embarcação para reivindicar direitos trabalhistas sob o governo de Getúlio Vargas. "Jangada" foi feita em forma geométrica, marca do trabalho do escultor contemporâneo.

CORRENTEZA

Exposta pela primeira vez após a realização das eleições, a obra traz um desejo para o país, diz o artista. "Tem aquela frase popular que diz 'vamos tocar o barco para frente que vai dar certo'. Agora é momento de tocar o barco para frente e deixar a cultura flutuar pelos nossos mares", diz Jaildo Marinho. Foram necessários três meses para que a escultura fosse concluída.

A escultura "Jangada", do artista pernambucano Jaildo Marinho, na entrada do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro - Arquivo pessoal

CORRENTEZA 2

Radicado na França há 30 anos, o escultor contemporâneo participará da cerimônia de abertura do evento na capital fluminense. Após o congresso internacional, "Jangada" será levada de caminhão a Brasília e ficará exposta na sede do TCU.


CORTINA ABERTA

O ator Cássio Scapin e a atriz Grace Gianoukas prestigiaram a estreia do espetáculo "Duetos" na sexta-feira (4), no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Com texto de Peter Quilter, a peça é dirigida por Ernesto Piccolo e protagonizada por Patricya Travassos e Marcelo Faria. Passaram por lá o ator Luiz Amorim, o diretor Jorge Farjalla e o produtor Fabio Camara.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.