Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

TCU diz que Inep afrontou legalidade ao censurar estudo positivo sobre programa de Dilma

Artigo sobre os resultados de pacto nacional pela alfabetização já estava pronto quando foi barrado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TCU (Tribunal de Contas da União) afirmou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afrontou os princípios da legalidade e da segurança jurídica ao vetar a publicação de um estudo que mostrava os impactos positivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), bandeira do governo de Dilma Rousseff (PT).

O caso, que ocorreu no ano passado, foi apreciado pelo plenário do tribunal de contas no dia 5 deste mês. A relatoria é do ministro Walton Alencar Rodrigues.

0
A ex-presidente Dilma Rousseff durante entrevista em seu apartamento, em Porto Alegre (RS) - Lucas Lima - 22.jul.2019/UOL/Folhapress

"As análises da unidade técnica demonstram não ser procedente a tese de que a mudança de rito observada no processo de aprovação e seleção de artigos seria mero desempenho do poder de autotutela da administração, no intuito de melhorá-lo", afirmou o colegiado.

"A imposição de exigências novas em dissonância com as normas vigentes à época e/ou com as práticas administrativas reiteradas adotadas até então [...] afronta os princípios da legalidade e da segurança jurídica", disse ainda.

A conclusão do TCU sobre o artigo que teve a sua publicação barrada foi encaminhada para ciência da direção do Inep e da Controladoria-Geral da União.

O veto à publicação foi analisado no âmbito de uma denúncia contra a cúpula do instituto, acolhida pelos ministros do Tribunal de Contas da União. Nela, os gestores da autarquia são acusados de praticar perseguição contra servidores, assédio moral, uso político-ideológico da instituição e falta de comando técnico no planejamento de seus principais exames, avaliações e censos educacionais.

Em maio de 2021, servidores do instituto acusaram a gestão do então ministro da Educação Milton Ribeiro de minar a independência do órgão em sua missão de fornecer estudos e pesquisas sobre políticas educacionais.

O estudo "Avaliação Econômica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" estava pronto para sair em uma publicação do Inep chamada "Textos para Discussão". Como mostrou a Folha à época, o material já havia sido aprovado pela área técnica e foi submetido também a um avaliador externo ao Inep.

A pesquisa era assinada pelo servidor do instituto Alexandre André dos Santos em parceria com o pesquisador da FGV Renan Gomes de Pieri.

Com base em cruzamento de dados e análises estatísticas, o artigo concluiu que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa garantiu melhorias em indicadores de aprendizagem e de aprovação. "O programa funcionou bem e atingiu seu objetivo de acelerar a alfabetização das crianças na idade correta", dizia o texto.

Lançado em 2012, o Pnaic preconizava que todas as crianças estivessem alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental —as políticas atuais colocam essa meta no segundo ano. O programa foi estruturado em eixos de gestão, materiais didáticos, formação docente e avaliação.

Houve envolvimento das universidades federais nas formações, com cursos presenciais. Professores alfabetizadores também foram contemplados com bolsas. Cerca de 250 mil professores participaram do cursos, o que é apontado como a maior iniciativa de formação docente tocada pelo MEC.

Os recursos destinados ao programa começaram a ser enxugados ainda no governo Dilma, e o Pnaic passou por esvaziamento no governo Michel Temer (MDB).

Já sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) o programa não foi levado em conta na construção da nova política de alfabetização do Ministério da Educação.


NOITE DE GALA

A apresentadora Sabrina Sato foi uma das estrelas do Baile de Halloween que a Sephora realizou na noite de quinta (13), no Conjunto Nacional, em São Paulo. A ex-BBB Rafa Kalimann e a apresentadora Marimoon também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.