Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Regulamentação do lobby no Congresso quer 'legalizar a corrupção', diz presidente de entidade

Proposta será analisada pelo Senado e pode passar por alterações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O projeto que regulamenta o lobby no Brasil e foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (29) está "viciado" e busca "legalizar a corrupção", afirma o procurador do Ministério Público de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), Roberto Livianu.

A proposta, que será analisada pelo Senado e pode passar por alterações, cria regras para a atuação de lobistas junto ao Estado, como a necessidade de que as agendas sejam públicas. Entidades como o Inac afirmam, no entanto, que não houve transparência durante a tramitação do projeto.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) durante discussão e votação de propostas durante sessão na Câmara dos Deputados - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

"Para se ter uma ideia do nível de deterioração a que se está chegando, pretende-se simplesmente calar as críticas, além de legitimar a oferta de presentes a agentes públicos e a realização de seminários e feiras luxuosas por empresários", afirma Roberto Livianu.

Para o presidente do instituto, caberá ao Senado reparar eventuais excessos e omissões contidos na proposta. "Só assim o país contará com uma regulamentação do lobby que, de fato, promova uma cultura de integridade em todas as esferas de tomada de decisões", diz ele.

A proposição aprovada nesta semana foi enviada à Câmara pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ser escanteada, mas voltou a ter importância após o escândalo envolvendo pastores no Ministério da Educação.

O texto foi relatado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que usou o projeto enviado pelo governo como base, mas o alterou.

Um grupo de mais de 50 entidades como a Transparência Internacional e o Observatório do Clima chegou a enviar uma série sugestões de alteração, mas, segundo elas, nenhuma foi acatada no texto final.


TELONA

Os atores Rômulo Arantes Neto e Nicolas Prattes receberam, na noite de terça (29), convidados para a pré-estreia do filme "Pronto, Falei", em São Paulo. A atriz Duda Santos, que faz parte do elenco do longa, compareceu ao evento no Cinemark Market Place. O ator Felipe Hintze também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou SUSANA TERAO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.