Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina

Haddad recebe ministro da Argentina e discute guinada na política de Bolsonaro

Financiamento do BNDES para empresas brasileiras que exportam para país vizinho teria despencado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), recebeu em sua casa em SP há alguns dias o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa. Os dois discutiram como incrementar as relações bilaterais, em crise que foi aprofundada a partir de 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a Presidência da República.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), recebeu em sua casa o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), recebeu em sua casa o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa - @Sergio Massa no Twitter

QUEDA

Uma espécie de superministro, já que comanda também as áreas de energia e industrialização do país vizinho, Massa e sua equipe informaram a Haddad que, na era bolsonarista, os financiamentos do BNDES para empresas brasileiras exportarem para a Argentina despencaram. Bolsonaro nunca escondeu a aversão ideológica que tinha ao governo do presidente argentino Alberto Fernández.

NO LUGAR 

Com isso, empresas chinesas que são financiadas por seu próprio país passaram a ocupar o espaço das brasileiras nos negócios com os argentinos.

BALANÇA

O comércio entre o Brasil e o país vizinho, por sua vez, teria despencado cerca de 40% na última década, apesar de momentos de alta.

ENCONTRO

Massa e o futuro ministro brasileiro conversaram sobre as diversas formas de retomar uma relação mais intensa e que poderá ser vantajosa para ambos. O futuro secretário-executivo do Ministério da Fazenda do Brasil, o economista Gabriel Galípolo, também participou da reunião.

LUZ...

Entre outras áreas, brasileiros e argentinos falaram sobre o potencial de fornecimento de gás da Argentina para o Brasil. O país vizinho tem a segunda maior reserva de gás xisto do mundo.

... E GÁS

Em novembro, já com Lula eleito, o Brasil e a Argentina assinaram um memorando para um pacto energético que prevê inclusive que o país financie parte da construção do gasoduto da nação vizinha.


FESTA

A cantora e futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi homenageada na sexta edição do WME Awards by Music2!, que premia mulheres do mundo da música. A cantora Preta Gil foi a apresentadora do evento que ocorreu na semana passada, em São Paulo. Luísa Sonza venceu na categoria cantora.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.