Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Lula

Mercadante vai se reunir com empresários e banqueiros para aparar arestas

Lula diz que ele é vítima de perseguição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), Aloizio Mercadante, se reunirá com os principais empresários e banqueiros do país na próxima quarta-feira (21), em São Paulo.

A ideia é que o petista possa aparar arestas com o mercado, que recebeu mal a indicação de seu nome para a instituição.

Aloizio Mercadante no primeiro debate entre candidatos à Presidência - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O encontro será realizado pelo grupo Esfera Brasil, que promove reuniões entre representantes dos setores público e privado. Devem participar o banqueiro André Esteves, do BTG, Benjamin Steinbruch, da CSN, Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, e Rubens Ometto, da Cosan.

Mercadante foi indicado ao cargo pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escolha é criticada por setores do mercado financeiro e até mesmo entre economistas e políticos aliados. Na terça (13), a Bolsa de Valores caiu 1,71% depois de seu nome ser anunciado.

Para investidores, a nomeação de Mercadante sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento.

Após a repercussão, Lula saiu em defesa do ex-ministro. Em conversas com aliados, o presidente eleito disse que ele está sendo "perseguido" e que "estão colocando na conta do Mercadante" coisas que não são da responsabilidade do economista, como a mudança na lei das estatais.

Nesta semana , a Câmara dos Deputados aprovou uma alteração que reduz para 30 dias a quarentena necessária para que políticos sejam indicados a cargos de presidente e diretor de empresas públicas. Hoje, a norma veta por três anos a nomeação de quem participou da estrutura decisória de partidos ou trabalhou em campanhas eleitorais.

Tanto a indicação de Mercadante quanto a ação rápida do Congresso, que beneficia o ex-ministro, desagradaram agentes do mercado. A proposta ainda precisa ser votada no Senado.

No entendimento de Lula, no entanto, o futuro presidente do BNDES poderia assumir o comando do banco sem a mudança na regra, já que não ocupava cargo na direção do PT.

Lula aceita as análises de que Mercadante foi inábil e cometeu equívocos no período em que foi ministro de Dilma Rousseff (PT), comandando em sequência as pastas de Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil, e sendo considerado homem forte do governo dela.

Mas diz que ele "mudou" e que agora mostra uma habilidade muito maior para exercer o poder em postos-chave do governo, como o BNDES.

Mercadante se afastou de Lula já no primeiro mandato de Dilma Rousseff, que assumiu a Presidência em 2011.

Na disputa de bastidores entre os que defendiam que ela concorresse à reeleição e os que preferiam a volta de Lula, o economista ficou do lado da então presidente.

Depois que Lula saiu da prisão, no entanto, os dois se reaproximaram.

Mercadante preside a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, e nesta condição coordenou a formulação do programa de governo de Lula.

No futuro governo, o BNDES estará sob responsabilidade do recriado Ministério da Indústria e Comércio, que vai se tornar uma pasta poderosa e cobiçada por aliados. O ministério também deve herdar questões relacionadas ao planejamento futuro, que normalmente ficariam a cargo do também recriado Ministério do Planejamento, que ficará mais desidratado.

Haverá, ainda, o Ministério da Fazenda, que será ocupado por Fernando Haddad (PT).


É PIQUE

O cantor Tuia e a cantora Claudette Soares prestigiaram o aniversário de 45 anos da produtora cultural Kuarup, na semana passada. O empresário Alcides Ferreira, sócio-proprietário da Kuarup, recebeu os convidados na sede da produtora, em Pinheiros, na capital paulista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.