Descrição de chapéu Café da Manhã petrobras

Podcast: os interesses em jogo na mudança da Lei das Estatais

Alteração diminui quarentena para nomeação de políticos e pode beneficiar Aloizio Mercadante, indicado por Lula para o BNDES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) uma mudança na Lei das Estatais que reduz para 30 dias a quarentena necessária para que políticos sejam indicados a cargos de presidente e diretor de empresas públicas. Hoje, a norma veta por três anos a nomeação de quem participou da estrutura decisória de partidos ou trabalhou em campanhas eleitorais.

A alteração era um desejo antigo do centrão, que incluiu a mudança às pressas no projeto, mas pode beneficiar também o ex-ministro Aloizio Mercadante, indicado por Lula (PT) para assumir a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Tanto a indicação de Mercadante quanto a ação rápida do Congresso desagradaram agentes do mercado. A proposta ainda precisa ser votada no Senado.

No episódio desta quinta-feira (15), o Café da Manhã explica a discussão envolvendo a Lei das Estatais, analisa os interesses envolvidos na mudança da norma e discute as indicações do governo eleito para o BNDES e outros postos da economia. O podcast ouve o colunista da Folha Vinicius Torres Freire.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.