Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados cobram sanções contra Wallace após publicação sobre tiro em Lula

Notícia de infração foi enviada a entidades pelo grupo Prerrogativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas enviou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei, à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), à Federação Mineira de Voleibol e à presidência do clube Sada Cruzeiro uma notícia de infração desportiva contra o jogador de vôlei Wallace Souza.

Por meio de um perfil nas redes sociais, o atleta fez uma enquete perguntando se "alguém daria um tiro de 12 na cara do [presidente] Lula [PT]". Souza apagou a postagem e se desculpou posteriormente.

Jogador de vôlei Wallace Souza, do clube Sada Cruzeiro
O jogador de vôlei Wallace Souza, do clube Sada Cruzeiro, durante partida - @wallaceleandro08 no Instagram

A notícia de infração enviada pelo Prerrogativas às entidades afirma que o jogador teria estimulado "o assassinato do senhor presidente da República" e que seu ato fere a liberdade de expressão.

"A capacidade comunicativa de quem incentiva atos abomináveis ao convívio social é de ser levada em consideração, ainda mais em casos de influenciadores que atingiram tal status graças ao esporte", diz a peça. "É de se requerer a sanção condizente à gravidade pela comunidade desportiva", segue.

Integrado por advogados, juristas e defensores, o Prerrogativas se notabilizou por sua oposição à Operação Lava Jato e à prisão de Lula. Atualmente, alguns de seus quadros ocupam cargos no governo federal.

Para o grupo, a punição de Wallace Souza se faz necessária para "manter o desporto livre de fomentos de ódio repugnados mundialmente e que ferem os fundamentos da ordem constitucional brasileira".

O Prerrogativas ainda pede que, além da aplicação de sanções imediatas pelas entidades, o STJD abre um processo próprio.

Sobre a atitude de Wallace, a CBV disse nesta terça (31) que "repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade".

Após a repercussão, a diretoria do clube Sada Cruzeiro anunciou o afastamento e a suspensão por tempo indeterminado do jogador na equipe.

Wallace, que nunca escondeu ser apoiador de Bolsonaro (PL), fez uma série de publicações em que aparecia em clube de tiro, na segunda-feira (30). Antes de publicar a enquete sobre o presidente da República, ele compartilhou uma foto segurando uma arma.

Nesta terça, ele postou um vídeo admitindo que errou e pediu desculpas. "Quem me conhece sabe muito bem que eu jamais incitaria a violência em hipótese alguma, contra qualquer pessoa e principalmente o nosso presidente."


VELINHAS

O advogado criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira prestigiou a celebração de 80 anos da fundação da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), realizada na capital paulista, na noite de segunda-feira (30). A presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Patricia Vanzolini, compareceu. O advogado Alberto Zacharias Toron também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.