Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Faculdade de Direito da USP convoca ato em defesa da democracia e faz clamor por punição a golpistas

Diretores da instituição condenam destruição do patrimônio e agressão contra agentes de segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Faculdade de Direito da USP, localizada na capital paulista, fará um um ato em defesa da democracia na segunda-feira (9), em resposta aos atos criminosos e golpistas contra o Congresso, o Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal) em curso neste domingo (8).

A solenidade será realizada no salão nobre da instituição, a partir do meio-dia. A Reitoria da USP também endossa o ato.

Bolsonaristas em torno do Congresso durante ataque antidemocrático neste domingo (8) - Adriano Machado/Reuters

Neste domingo, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo, e a vice-diretora da instituição, Ana Elisa Bechara, elaboraram uma nota em clamam pela imediata restauração da ordem e pela rigorosa aplicação da lei contra bolsonaristas que protagonizam os atos criminosos.

Em nota, eles classificam as ações como terroristas, e seus autores, como "inimigos da democracia" que afrontam "as instituições, a ordem e o império da lei no Brasil".

"A afronta aos Poderes, a destruição de bens e do patrimônio de todos, a agressão a agentes públicos e de segurança não podem ser toleradas e devem ser punidas com urgência e rigor. A ação criminosa deve ser imediatamente debelada e reprimida pelas forças de segurança", afirmam os juristas.

"Em defesa do Estado democrático de Direito sempre, a faculdade clama pela imediata restauração da ordem e rigorosa aplicação da Lei contra os infratores e inimigos da Democracia", seguem.

Em 11 de agosto do ano passado, a instituição de ensino sediou a leitura de cartas em defesa da democracia, articuladas em reação a ameaças golpistas feitas por Jair Bolsonaro (PL).

O movimento, ocorrido a cerca de dois meses do primeiro turno das eleições, foi considerado um marco simbólico na reação da sociedade civil à escalada de ameaça às instituições.

Leia, abaixo, a íntegra da nota elaborada pela direção da Faculdade de Direito da USP:

"A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em seu inabalável e histórico compromisso com a Constituição e a Ordem Democrática, repudia, veementemente, os lamentáveis, criminosos e terroristas atos praticados por irresponsáveis contra o Estado de Direito e as instituições da República.

O dia 8 de janeiro de 2023 ficará marcado como data triste para as instituições, a ordem e o império da lei no Brasil.

A afronta aos Poderes, a destruição de bens e do patrimônio de todos, a agressão a agentes públicos e de segurança não podem ser toleradas e devem ser punidas com urgência e rigor. A ação criminosa deve ser imediatamente debelada e reprimida pelas forças de segurança.

Em defesa do Estado democrático de Direito Sempre, a Faculdade clama pela imediata restauração da ordem e rigorosa aplicação da lei contra os infratores e inimigos da democracia.

Democracia Sempre!

Celso Fernandes Campilongo
Diretor

Ana Elisa Bechara
Vice-Diretora"


TERCEIRO SINAL

A atriz Rita Guedes recebeu convidados na estreia da peça "Uma Relação Tão Delicada", estrelada por ela e por Amanda Acosta, no Teatro UOL, em São Paulo, na sexta (6). A atriz Lilian Blanc esteve lá. O diretor Kleber Montanheiro também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.