Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advogados ligados a Lula dizem 'confiar' em Múcio para acabar com atos golpistas em quartéis

Prerrogativas pisou no freio na ideia de acionar a Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas pisou no freio na ideia de acionar a Justiça para obrigar o Ministério da Defesa, comandado por José Múcio, a desmontar os acampamentos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) em frente a unidades do Exército. As manifestações já incluíram atos de terrorismo, depredações, agressões, sabotagem, saques, sequestro e tentativa de homicídio.

Pessoas de costas com bandeiras do Brasil amarradas nas costas em frente a quartel do Exército
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao quartel do Comando Militar do Sudeste, no bairro do Ibirapuera em São Paulo - Mathilde Missioneiro - 3.nov.2022/Folhapress

TEMPO AO TEMPO

Em tom conciliador, Múcio afirmou que os atos fazem parte da democracia e que tem até familiares nos acampamentos. Ele disse acreditar que as manifestações vão se desfazer com o tempo, sem a necessidade de repressão.

TEMPO 2

O Prerrogativas debateu a ideia de ir à Justiça, e seu coordenador, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, chegou a afirmar que atos de incitação ao ódio para estimular um golpe no país são intoleráveis.

TEMPO 3

Ele e Múcio, no entanto, conversaram. O advogado diz que "renovou" a sua confiança no ministro e afirmou que o grupo aguardará o caminho da conciliação.

CONFIANÇA

"Confiamos na capacidade do ministro de buscar, para insustentável crise, uma solução pacífica e satisfatória", afirma Carvalho. "Reafirmamos o compromisso de ajudar esse governo que ajudamos a eleger e incorpora a esperança de tantos brasileiros", completa.

CRISTAIS

Múcio tem uma das missões mais delicadas do início do governo Lula: apaziguar militares bolsonaristas inconformados com a vitória do PT. No governo de Jair Bolsonaro, mais de 8.000 militares ocuparam cargos no governo.

PERDEU, MANÉ

Na quinta (5), pela primeira vez desde a redemocratização um ex-comandante da Marinha não participou da tradicional cerimônia de passagem de comando da Força.

MANÉ 2

Segundo relatos de pessoas próximas ao militar, revelados pela Folha, a decisão de Almir Garnier Santos de faltar ao evento ocorreu por questões políticas e contrariedades que ele expressou com a vitória eleitoral de Lula.

FILA

O novo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, já estava no cargo de forma interina desde 31 de dezembro. Ele foi escolhido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, seguindo o critério de antiguidade.


ANDAR COM FÉ

O cantor Gilberto Gil durante a gravação de nova versão da faixa "Prece", de sua autoria, que fará parte do novo álbum dos músicos Délia Fischer e Ricardo Bacelar - Nando Chagas/Divulgação

O cantor Gilberto Gil fará uma participação especial no novo álbum dos músicos Délia Fischer e Ricardo Bacelar, "Andar com Gil", que será lançado no próximo dia 27. O tributo ao compositor baiano reunirá canções de seu repertório que falam sobre fé e espiritualidade. Para o projeto, Gil gravou uma nova versão da faixa "Prece", lançada por ele em 2018. No dia 2 de fevereiro, Délia Fischer e Ricardo Bacelar apresentarão o novo álbum no palco do Blue Note, na capital paulista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.