Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Heleno se diz alvo de 'absurdo' após ser denunciado por liberar garimpo em área próxima a yanomamis

Ex-ministro do GSI autorizou exploração de ouro a 7,8 km de distância do território indígena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se diz alvo de um "absurdo" após ser denunciado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter autorizado a exploração de ouro numa área vizinha à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

O aval para o chamado assentimento prévio, uma autorização necessária para empreendimentos como mineração na faixa de fronteira, foi dado por ele em 14 de dezembro de 2022. Segundo os documentos que embasaram a liberação, a área fica em Iracema (RR), a 7,8 km do território indígena.

0
O general Augusto Heleno, então ministro do GSI, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 16.dez.2020/Folhapress

Heleno foi denunciado à PGR pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que acusa o general de não atuar em prol da proteção de terras indígenas e ainda de incentivar a atividade garimpeira na região. "Motivo pelo qual houve o aumento da invasão e violência contra esta população, assim como a contaminação por mercúrio de seus habitantes", afirma a parlamentar eleita.

Procurado, o ex-ministro não quis se estender a respeito do assunto. "É um absurdo tão grande que não merece comentário", afirmou, em mensagem enviada à coluna.

No ano passado, ao ser questionado pela Folha sobre a autorização, o ex-ministro disse que os "assentimentos prévios de garimpo têm um longo processo para que sejam regulados".

Luciene Cavalcante pede que seja aberta uma investigação contra o ex-chefe do GSI e que sejam adotadas medidas para anular autorizações de garimpo concedidas por ele.

A deputada ainda cita a tragédia de saúde pública que atinge os yanomamis e que motivou a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Boa Vista no último fim de semana. "Trata-se de verdadeiro crime de lesa humanidade", diz Cavalcante na representação.

Com a explosão da atividade sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 20 mil garimpeiros já invadiram a terra indígena yanomami e exploram ouro ilegalmente, por meio de equipamentos e logística assegurados por grupos criminosos que atuam na região. A estimativa é de associações de indígenas.

TERCEIRO SINAL

A atriz Vera Holtz recebeu convidados na pré-estreia do monólogo "Ficção", na semana passada, no teatro Faap, em São Paulo. O historiador Leandro Karnal e seu marido, o cantor Vitor Fadul, prestigiaram o espetáculo. A atriz Mariana Ximenez também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.