Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ouvidor das Polícias de SP pede que forças fiquem alertas e que Tarcísio desmobilize acampamento

Órgão diz acompanhar com preocupação atos golpistas ocorridos em Brasília e seus desdobramentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ouvidor das Polícias de São Paulo, Claudio Silva, solicitou neste domingo (8) que as polícias Civil e Militar fiquem em alerta para a ocorrência de eventuais atos golpistas no estado paulista. Pediu, ainda, a atuação imediata de serviços de inteligência para evitar ações criminosas como as ocorridas em Brasília.

Silva solicitou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adote medidas para desmobilizar acampamentos bolsonaristas, inclusive o que se encontra nos arredores da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Apoiadores de Jair Bolsonaro durante invasão à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (8) - Adriano Machado/Reuters

"A Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo acompanha com preocupação os fatos ocorridos em Brasília e seus desdobramentos no país, inclusive no estado de São Paulo", afirma, em nota.

"Diante disso, manifesta seu total repúdio às manifestações que não sejam dentro do Estado democrático de Direito, e está solicitando ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, senhor Guilherme Muraro Derrite, e ao governador Tarcísio de Freitas medidas imediatas para desmobilização de acampamentos golpistas no estado de São Paulo", continua.

Neste domingo, um grupo de manifestantes antidemocráticos fechou parcialmente a avenida 23 de Maio, próximo ao parque Ibirapuera, na zona sul da capital, em apoio aos bolsonaristas que proveram invasões em Brasília.

Os manifestantes tomaram a avenida pouco antes das 15h30 e ficaram ali por cerca de uma hora e meia. Diversos pontos foram bloqueados, segundo o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Por volta das 17h, eles deixavam o local e caminhavam em direção à avenida Sargento Mário Kozel Filho, onde fica o quartel do Comando da 2ª Região Militar e a Assembleia Legislativa.

Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas, ex-ministro no governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que as "manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência".

A manifestação foi feita pelo governador no Twitter. "Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em São Paulo", disse.


TERCEIRO SINAL

A atriz Rita Guedes recebeu convidados na estreia da peça "Uma Relação Tão Delicada", estrelada por ela e por Amanda Acosta, no Teatro UOL, em São Paulo, na sexta (6). A atriz Lilian Blanc esteve lá. O diretor Kleber Montanheiro também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.