Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cida Bento é a nova integrante da Comissão Arns

Diretora passará a integrar o colegiado de 22 membros efetivos da organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ativista, colunista da Folha e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Cida Bento, é a nova integrante da Comissão de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Comissão Arns.

Bento passará a integrar o colegiado de 22 membros efetivos da organização, que é composta por juristas, intelectuais e ativistas. Recentemente, a Comissão Arns reconduziu à sua presidência o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias e elegeu para a sua vice-presidência a socióloga Maria Victoria Benevides.

0
A diretora do Ceert, Cida Bento, em São Paulo - Zanone Fraissat - 28.out.2019/Folhapress

Doutora em Psicologia da Educação pela USP, Cida Bento foi apontada pela revista The Economist, em 2015, como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Em 1990, fundou o Ceert, organização não-governamental que desenvolve projetos de promoção da igualdade de raça e gênero em escolas, empresas, órgãos públicos e outras instituições.

Ela atuou na área de recursos humanos em várias empresas, onde começou a estudar as barreiras de entrada de negros e mulheres no mercado de trabalho.

No ano passado, Bento lançou o livro "O Pacto da Branquitude" (Companhia das Letras). A obra é baseada em suas pesquisas de mestrado e doutorado e avalia como pessoas brancas atuam para perpetuar o desequilíbrio racial.


CONFETE

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi
Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi - Daniela Toviansky/Globo/Divulgação

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi vão comandar a transmissão dos desfiles de Carnaval da capital paulista na TV Globo. A folia será exibida para todo o Brasil. "Espero honrar a trajetória do Carnaval de São Paulo, minha terra, com o mesmo amor que tenho sentido a cada visita nos barracões", afirma Midlej.

Já o seu colega celebra "a maior interação e proximidade com o público" que a cobertura da festa popular proporciona. A dupla ainda terá a companhia de Ailton Graça, Alemão do Cavaco e Celso Viafora, que vão comentar sobre o desempenho de cada escola de samba na avenida.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.