Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Festival de eletrônica causará perturbação em animais do Jardim Botânico de SP, e conselho pede mudança

OUTRO LADO: Organização diz que evento 'não é rave'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Regional de Biologia da 1ª Região, autarquia federal que tem entre suas atribuições a proteção do meio ambiente em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pede que os organizadores do festival de música eletrônica Piknik Électronik tenham "bom senso" e mudem o evento de local.

Com público estimado em 3.000 pessoas e com 12 horas de programação, o festival irá ocorrer no dia 4 de março, no Jardim Botânico da capital paulista. O local é administrado pela Reserva Paulista, que venceu a licitação para comandar o local por 30 anos, com investimentos obrigatórios de ao menos R$ 70 milhões.

Jardim Botânico, na zona sul de São Paulo, após concessão
Lago do Jardim Botânico, na zona sul de São Paulo - Paulo Gil/Divulgação

O conselho afirma que o espaço é uma área de conservação ambiental e um fragmento remanescente da Mata Atlântica. "O som alto certamente causará uma perturbação na fauna. Quanta à flora, sofrerá o dano inevitável da circulação e pisoteamento por parte de tanta gente reunida", afirma a autarquia, em nota.

O conselho ressalta que não é contra o evento em si, "mas considera o local completamente inadequado".

"Essa mancha verde encrustada no mapa da cidade [Jardim Botânico] serve de abrigo para dezenas de espécies de animais, principalmente aves", segue ainda a nota. "O contato do homem com a natureza nesse tipo de ambiente não pode causar nenhuma perturbação, destruição ou influência sobre a fauna e a flora, cuja vida e bem-estar são prioritários."

Na semana passada, o deputado estadual de São Paulo Carlos Giannazi (PSOL) acionou o Ministério Público de São Paulo pedindo que o festival fosse cancelado.

No ofício enviado ao órgão, o parlamentar destacou que, ainda que o parque receba eventos privados, "são [do tipo] que não causam ruídos altos, como casamentos, festas, concertos de música clássica ou com volume moderado, nenhum destes com duração como a prevista, de 12 horas".

A organização da Piknik Électronik afirma que "a escolha do local vem ao encontro do propósito de despertar no visitante o respeito e a importância da natureza, suas causas e valores".

O festival diz ainda, em nota, que "não se trata de um festa rave e que o uso da área natural e seus resultados será realizado com total segurança ao patrimônio vegetal e arquitetônico existentes". E que o evento está de acordo com licença emitida pela Polícia Militar de São Paulo.

A Reserva Paulista afirma que o contrato de concessão para a gestão do espaço autoriza a "realização de diversas atividades", e que as equipes de operação da concessionária estão acompanhando a organização do evento para a garantir "que o uso da área seja feito com total segurança, respeitando e preservando todo o patrimônio vegetal e arquitetônico".


CONFETE

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi
Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi - Daniela Toviansky/Globo/Divulgação

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi vão comandar a transmissão dos desfiles de Carnaval da capital paulista na TV Globo. A folia será exibida para todo o Brasil. "Espero honrar a trajetória do Carnaval de São Paulo, minha terra, com o mesmo amor que tenho sentido a cada visita nos barracões", afirma Midlej.

Já o seu colega celebra "a maior interação e proximidade com o público" que a cobertura da festa popular proporciona. A dupla ainda terá a companhia de Ailton Graça, Alemão do Cavaco e Celso Viafora, que vão comentar sobre o desempenho de cada escola de samba na avenida.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.