Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Irã quer comprar 40 aviões da Embraer no governo Lula

Embaixador já pediu agenda com o vice e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para tratar das relações econômicas com o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Irã quer retomar as negociações com a Embraer para a compra de 40 aviões da fabricante brasileira. O embaixador do país, Hossein Garibi, já pediu audiência com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para falar das relações bilaterais com o Brasil.

Avião na linha de montagem da fábrica de aviões da Embraer, em São José dos Campos - Nelson Almeida - 30.mai.2022/AFP

AGENDA CERTA

O contrato para a compra dos jatos foi negociado em 2016, e uma aeronave chegou a ser levada ao Irã para testes. Com a chegada de Donald Trump ao poder no ano seguinte, porém, os EUA romperam o acordo nuclear e voltaram a aplicar sanções econômicas contra os iranianos.

CORTE

Com medo de retaliação norte-americana, a Embraer suspendeu as negociações para a venda das aeronaves.

DE VOLTA 

Os diplomatas do Irã acreditam agora que as relações com o país, no governo Lula, podem ser incrementadas —ainda que as sanções, mantidas pelo presidente dos EUA, Joe Biden, dificultem entendimentos com as empresas brasileiras.

LINHA DO TEMPO 

Lula tem antigas e cordiais relações com o Irã. Quando estava em seu segundo mandato como presidente, o petista chegou a celebrar um acordo com o país em torno do tema nuclear, que depois foi boicotado pelos EUA.

NO CAMPO 

Com a retração das negociações com a indústria por causa das sanções, o comércio entre os iranianos e o Brasil acabou pautado principalmente pelo agronegócio.

CAMPO 2 

O Brasil importa cerca de US$ 1 bilhão por ano do Irã —90% do total é investido na aquisição de fertilizantes. E exporta cerca de US$ 5 bilhões em produtos como soja e milho.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.