Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Alalaô

Ivan Baron, influenciador da posse de Lula, estreia no Carnaval do Rio e lamenta falta de acessibilidade

'Não dá para comemorarmos uma festa tão rica e popular sem incluir todo mundo', diz ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O influenciador Ivan Baron fez a sua estreia no Carnaval do Rio, na noite de domingo (19), na Marquês de Sapucai. "Gostei muito. Vi aqui pessoas de diferentes corpos e gêneros, mas senti falta da presença de pessoas com deficiência em maior número", afirma ele à coluna.

O influenciador Ivan Baron durante a primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro - Marlene Bergamo/Folhapress

Na visão dele, há ainda falta de acessibilidade para receber esse público. "Não dá para comemorarmos uma festa tão rica e popular sem incluir todo mundo", diz.

Em nota, a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro afirma que dispões de um espaço totalmente acessível no sambódromo, o Camarote +acessível, localizado no setor 13.

"Perto de 600 pessoas lotaram logo no primeiro desfile desta noite a frisa exclusiva para pessoas com deficiência, com direito a open bar, open food, salão de cabeleireiro, barbearia e massagem, além de um lounge adaptado com vista privilegiada para os desfiles das escolas de samba", afirma a pasta.

"O espaço é 100% acessível e conta com audiodescrição dos desfiles para deficientes visuais, além de intérpretes de Libras, que traduzem as letras dos sambas-enredo em tempo real para as pessoas com deficiência auditiva", diz ainda.

Todos os ingressos para o camarote, segundo a secretaria, foram distribuídos gratuitamente.

Ivan Baron foi uma das pessoas que entregaram a faixa ao presidente Lula (PT) em sua posse, em 1º de janeiro. O jovem teve meningite viral aos três anos, o que causou uma paralisia cerebral. Hoje, ele atua como influenciador e cria conteúdos sobre inclusão.

Além do Rio de Janeiro, no sábado (18) Ivan Baron conheceu o Carnaval de Salvador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.