Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula quebrou protocolos e não quis deixar ninguém para trás, diz influenciador que entregou a faixa

Um dos protagonistas da cerimônia, Ivan Baron soube que subiria a rampa da Planalto no próprio domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou protocolos durante a cerimônia de posse realizada no domingo (1º), afirma o influenciador Ivan Baron, um dos oito protagonistas da passagem da faixa presidencial.

A orientação dada por cerimonialistas, conta, era de que os escolhidos para representar o povo brasileiro caminhassem atrás do mandatário durante a subida pela rampa do Palácio do Planalto. "Mas o Lula não quis saber de ninguém atrás dele", diz Ivan à coluna.

O influenciador Ivan Baron exibe a roupa que usou para subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (PT), em Brasília - Audrey Luiza/Divulgação

De acordo com o influenciador, que tem paralisia cerebral e atua pela inclusão e contra o capacitismo nas redes sociais, o petista teria pedido aos presentes que dessem as mãos uns aos outros. "Isso representa o novo governo dele, que é inclusivo e que escuta. Aquilo, para mim, calou a boca de muita gente. Era a diversidade tomando posse e representando o Brasil de verdade", afirma.

Ivan Baron foi a Brasília prestigiar a solenidade sem saber que participaria do momento histórico. Cerca de uma semana antes da cerimônia, o jovem do Rio Grande do Norte recebeu uma ligação da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, dizendo que teria uma missão especial durante a posse.

Ele só soube do motivo de sua presença quando faltava menos de uma hora para que Lula discursasse perante o Congresso Nacional. "Você topa subir a rampa comigo?", teria perguntado Janja, segundo o influenciador.

"Não teve ensaio. Foi tipo um BBB [da TV Globo], a gente se conheceu naquele momento e compartilhou histórias", brinca. "A maioria do pessoal que me viu na noite anterior, quando eu comemorei o Ano Novo, perguntou: 'Pô, por que não me contou?'", relembra.

O sentimento de que faria parte de algo importante ajudou Ivan Baron a se precaver e a buscar uma roupa que considerasse à altura da ocasião. Ao coletivo de moda Tela Ambulante, encabeçado pelos artistas Victor Hugo Souliver e Juliana Gomes da Silva, encomendou um terno que transmitisse uma mensagem.

"Eu só falei que era para a posse, mas não expliquei detalhes. Falei que tinha que ser um look com objetivo político, que não queria [algo] apenas bonito, e deu no que deu. Eu apenas joguei a responsabilidade neles", diz, rindo. A primeira prova do terno escolhido foi feita na quinta-feira (29).

O influenciador Ivan Baron exibe a roupa que usou para subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (PT), em Brasília - Audrey Luiza/Divulgação

"Eu estava pronto para aquele momento, mas nem imaginava que o mundo todo pararia para me ver", afirma Ivan. A peça com que subiu a rampa do Planalto trazia palavras e frases como "acolher", "parem de nos excluir", "anticapacitismo" e "inclusão" estampadas sobre um tecido branco.

Passados três dias desde a cerimônia de posse de Lula, Ivan Baron afirma que "a ficha ainda não caiu". "O anonimato já era", diz ele, que ganhou cerca de 100 mil novos seguidores no Instagram desde então, alcançando a marca de 449 mil deles em seu perfil.

"Quase que eu perdi a hora do voo [de volta de Brasília para Natal]. Eram muitas pessoas querendo me parabenizar, e eu não consigo dizer apenas obrigado, quero saber a história delas. Acho que a simpatia às vezes atrapalha", brinca. "Mas não quero mudar o meu jeito."

Ivan Baron afirma que ainda vai precisar de um tempo para absorver tudo o que viveu no último domingo. "A emoção de estar representando uma população que durante esses anos foi bastante excluída e teve seus direitos negados... Nunca que uma pessoa como eu sonharia em subir uma rampa de mãos dadas para dar a posse [a um presidente]", diz.

"Ninguém estava ali por acaso. Nossa primeira-dama soube escolher bastante quem seriam esses convidados ilustrados."

INTERCÂMBIO

O Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, foi homenageado com um jantar no restaurante Fuego, em Brasília, na segunda-feira (2). Na ocasião, o mandatário transmitiu um convite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que visite seu país e discuta temas como a guerra na Ucrânia.

O restaurante, que tem em seu quadro de sócios o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, reuniu autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e o diplomata Aldemo Garcia, que já atuou como embaixador no Timor Leste.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.