Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski, Toffoli e candidatos ao STF prestigiam homenagem a Marco Aurélio de Carvalho

Jantar foi oferecido pelo advogado Fábio Tofic Simantob

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lideranças sociais, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes, advogados, banqueiros, empresários e empresárias e ministros do governo Lula se reuniram para um jantar em homenagem ao advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, na sexta (10).

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, e a mulher, a empresária Alessandra Gaspar Costa - Mathilde Missioneiro/Folhapress

A homenagem foi oferecida pelo advogado Fábio Tofic Simantob. Os dois são amigos desde quando estudaram na PUC-SP e se enfrentaram em chapas adversárias para comandar o Centro Acadêmico 22 de Agosto.

"Ele me disse: 'Essa coisa de movimento estudantil dura três, quatro anos. Maneira porque lá na frente seremos amigos'", afirmou Simantob em seu discurso. "Ele só não previu que não nos transformaríamos em grandes amigos, mas sim em irmãos", seguiu.

Marco Aurélio, por sua vez, homenageou diversos convidados, mas especialmente o ministro Ricardo Lewandowski, pelo "legado" que deixará no STF.

Ele citou também o ministro Dias Toffoli, que estava presente, e elogiou a "coragem" dele de pautar temas controversos no tribunal na época da Operação Lava Jato, como o fim da prisão em segunda instância.

Entre os presentes estavam também o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, o banqueiro André Esteves (BTG), o desembargador Costa Wagner, do Tribunal de Justiça de SP, a ex-prefeita Marta Suplicy e seu marido, o empresário Marcio Toledo, os ex-ministros da Justiça José Eduardo Cardozo e Nelson Jobim, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o deputado estadual Emídio de Souza e sua mulher, a advogada Gabriela Araujo, e o secretário de Justiça de SP, Fabio Prieto.

Ainda passaram por lá o desembargador do STJ Sebastião Reis, o advogado Alberto Zacharias Toron, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e a advogada Flávia Rahal.

Os principais nomes lembrados para suceder Lewandowski no STF também foram convidados, e compareceram à homenagem: a desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2a Região, os professores de Direito Pedro Serrano, Lenio Streck e Manoel Carlos e a advogada Dora Cavalcanti circulavam entre diversos advogados, como Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e Antonio Claudio Mariz de Oliveira.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.