Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula usa terno de casamento com Janja para foto oficial de presidente

Imagem feita por Ricardo Stuckert será colocada em repartições públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula posou para a foto oficial de seu terceiro mandato como presidente da República usando o terno de seu casamento com Janja.

O terno foi um presente do advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, que hoje ocupa o cargo de secretário Nacional de Justiça.

Além disso, Lula aparece de corpo inteiro na imagem, o que é uma novidade em relação às fotos oficiais de presidentes anteriores e até das que ele tirou em seus primeiros mandatos.

A fotografia será colocada em repartições públicas.

Foto oficial do presidente Lula
Foto oficial do presidente Lula - Ricardo Stuckert/PR

A ideia da imagem de corpo inteiro, tendo ao fundo as colunas do Palácio da Alvorada, foi expor a faixa presidencial —e também remeter ao simbolismo da subida de Lula na rampa no dia 1º de janeiro, quando retornou ao poder para cumprir o 3º mandato como presidente.

A foto é de Ricardo Stuckert, que acompanha Lula há décadas e hoje é no novo governo secretário do Audiovisual, estrutura vinculada à Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social).

Em sua posse no dia 1º de janeiro, Lula recebeu a faixa presidencial do "povo brasileiro", simbolizado nas figuras de uma criança, de um indígena, de um negro, de uma mulher, de um operário e de uma pessoa com deficiência.

Acompanharam o presidente na subida da rampa e na passagem da faixa o cacique Raoni Metuktire, o jovem Francisco, 10, a catadora Aline Sousa, o metalúrgico Weslley Rodrigues, o professor Murilo de Quadros Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o militante Flávio Pereira e o influenciador Ivan Baron, jovem que teve uma paralisia cerebral causada por uma meningite na infância.

Jair Bolsonaro (PL) se recusou a passar a faixa para seu sucessor, desprezando o rito democrático.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.