Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Renan diz que convencerá Lula de CPI para investigar Bolsonaro e militares golpistas

Novas acusações de senador Marcos do Val impulsionam instalação; petista teme 'confusão tremenda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirma que vai procurar o presidente Lula (PT) para convencê-lo da necessidade de uma CPI que investigue os atos de 8 de janeiro, em que manifestantes invadiram e depredaram áreas do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Reeleito na quarta (1º) para presidir o Senado por mais dois anos, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou que vai instalar a CPI. Mas Lula se manifestou contra, dizendo que ela pode criar uma "confusão tremenda".

Renan Calheiros, então relator da CPI da Covid, chega para sessão de votação no Senado, em Brasília - Pedro Ladeira - 26.out.2021/Folhapress

Renan discorda, e diz que buscará convencer Lula para que o petista apoie os trabalhos da comissão.
O senador diz que a instalação da CPI é uma prioridade.

Ele afirma ser necessário aprofundar os fatos, ainda que eles envolvam militares e ex-militares de alta patente que supostamente colaboraram com os golpistas.

"Há muito temor em certos setores de investigar militares. Mas a coexistência pacífica com golpistas é um erro. O cientista político Antônio Lavareda nos alerta, em um artigo histórico [publicado na Folha no sábado, 28, e que compara os atos de janeiro com o levante integralista de 1938], que esses fatos precisam ser investigados. Se não debelarmos essas tentativas de golpe definitivamente, vamos ficar expostos a essas tensões a todo o momento", afirma o senador.

Na madrugada desta quinta (2), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou que o próprio Jair Bolsonaro (PL), no fim de seu mandato como presidente da República, tentou coagi-lo a participar de um golpe.

O senador afirmou em entrevista à GloboNews que Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira tentaram convencê-lo a gravar uma conversa com o ministro do STF Alexandre de Moraes para tentar comprometer o magistrado e melar as eleições, que deram a vitória a Lula.

As declarações de Do Val podem impulsionar a CPI.

"O Executivo, por meio da Polícia Federal, já está investigando os atos terroristas. O Judiciário também. O Congresso não pode se omitir, tem que fazer a sua parte", diz Renan Calheiros.

"Precisamos de vigilância permanente contra os golpistas. E na CPI é possível ter audiência e vigilância popular", diz ele.

"O dia 8 de Janeiro ainda não terminou. É preciso investigar e punir para que ele seja definitivamente enterrado", afirma ainda o senador.

Ele afirma também que Lula precisa entender que a CPI será instalada de qualquer forma —ou por iniciativa de parlamentares que apoiam seu governo, ou por iniciativa da oposição, que então tentaria direcionar as investigações contra supostos equívocos do governo do petista na condução da crise.


NO TOPO

A procuradora Lilian Azevedo tomou posse como presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) na quarta-feira (1º), no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Ela é a primeira mulher negra a assumir o posto na história da entidade. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prestigiaram a cerimônia.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.