Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dois em cada dez brasileiros afirmam que viram uma mulher ser assediada no último ano, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Ipsos foi realizado em 32 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois em cada dez brasileiros (21%) afirmam que presenciaram uma cena de assédio sexual contra uma mulher no último ano.

É o que revela o levantamento "International Women's Day", do Instituto Ipsos em parceria com o Global Institute for Women's Leadership, da Universidade King's College London, realizado em 32 países.

O Brasil está acima da média global, de 14%. A Tailândia lidera o ranking com 30%, e o Japão é o último colocado, com 4%.

Cartazes são exibidos durante protesto contra a violência contra a mulher em São João do Meriti, no Rio de Janeiro
Cartazes são exibidos durante protesto contra a violência contra a mulher em São João do Meriti, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 13.jul.22/Folhapress

Além disso, 36% dos brasileiros que responderam ao questionário afirmam que escutaram comentários sexistas dentro do seu ciclo de convívio no último ano.

A média global nesse quesito é de 27%. O Chile lidera a lista com 45%, enquanto o Japão aparece mais uma vez na outra ponta com 6%.

A pesquisa online foi realizada entre os dias 22 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro deste ano. Foram ouvidas 22 mil pessoas, com idade entre 16 e 74 anos, das quais mil eram brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.


CADEIRA

O escritor, jornalista e colunista da Folha Ruy Castro recebeu convidados como o cartunista Jaguar em sua posse como imortal na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, realizada na semana passada. A escritora e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda esteve lá. A imortal Ana Maria Machado e a historiadora Rosa Maria Araujo também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.