Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Erundina tem contas aprovadas 31 anos depois de deixar a Prefeitura de SP

'Estamos recompensados', diz deputada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Contas de São Paulo aprovou por unanimidade, nesta quarta (1º), as contas de Luiza Erundina da época em que ela foi prefeita da capital. A análise foi feita 31 anos depois que o órgão recomendou que elas fossem rejeitadas.

À coluna, Erundina diz que recebeu a notícia com muita emoção. "É uma vitória não só minha, mas de todos os companheiros que estiveram ao meu lado e que sabiam que as contas estavam corretas."

Ela acrescenta que o aval do TCM é também um reconhecimento à forma de governar que ela implantou na prefeitura da capital paulista. "Estamos recompensados. Valeu a pena apostarmos na democracia, na ética e em uma gestão que colocou o governo a serviço da maioria da população", afirma.

Jorge Araújo - 20.mar.2019/Folhapress
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) em seu escritório, na Saúde, na zona sul de São Paulo - Jorge Araújo - 20.mar.2019/Folhapress

O Tribunal de Contas convidou também Luiza Erundina para ser recebida, como reparação histórica. A defesa dela foi feita pelo advogado Flávio Caetano.

Em 1992, quando foi emitido o primeiro parecer do TCM, Erundina estava no último ano de seu mandato e uma condenação poderia torná-la inelegível. Na ocasião, até mesmo adversários políticos da então prefeita saíram em defesa dela –especialmente lideranças do PSDB.

Eles diziam que Erundina era honesta e que sofria uma perseguição de malufistas paulistas. O caso passou a ser cercado de simbolismo.

Na época, a defesa de Erundina pediu a anulação do parecer do TCM por desvio de poder, argumentando que a decisão dos conselheiros tinha sido política. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deu razão à ex-prefeita. As contas dela acabaram aprovadas pela Câmara Municipal de SP.

Depois disso, Erundina já foi eleita para seis mandatos consecutivos como deputada federal.


RODA DE CONVERSA

O diretor de relações governamentais da EMS Farmacêutica, Luiz Fernando Barbosa, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compareceram ao Fórum São Paulo Global, realizado pelo grupo Voto na segunda-feira (27), no Palácio Tangará, em São Paulo. O empresário Dody Sirena e a presidente do grupo Voto, Karim Miskulin, participaram do encontro. A presidente da ONG Amigos do Bem e fundadora da FLC Lâmpadas, Alcione Albanesi, também prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.