Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número de imigrantes atendidos pela Prefeitura de SP cresceu 54% nos últimos dois anos

Secretário Carlos Bezerra Jr. vai assinar uma colaboração com órgão da ONU para capacitar profissionais brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de imigrantes acolhidos pela rede de assistência social da cidade de São Paulo registrou uma alta de 54% nos últimos dois anos. O número saltou de 4.142 pessoas recebidas, em 2021, para 6.387 delas em 2022.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de SP, Carlos Bezerra Jr., e a coordenadora de projetos da ONU Imigração, Carla Lorenzi; pasta vai assinar um acordo de cooperação - Divulgação

PONTE AÉREA

A vinda de refugiados do Afeganistão é apontada como um dos principais fatores para o crescimento, segundo a Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social. No ano passado, dezenas de famílias afegãs chegaram a se abrigar temporariamente no aeroporto de Guarulhos por não terem outro lugar para ficar.

REVIRAVOLTA

A quantidade de imigrantes que desembarcavam na capital paulista havia apresentado uma queda em 2021, quando comparado a 2020. Os atendimentos caíram de 4.517 para 4.142 no período. Mas o quadro se reverteu no ano passado.

FICHA

Em 28 de fevereiro deste ano, a gestão municipal registrava 1.786 imigrantes acolhidos em sua rede de assistência social. Desse total, o maior número era de angolanos (912), seguido por venezuelanos (264), afegãos (156), bolivianos (77) e marroquinos (41).

DE MÃOS DADAS

Com o objetivo de atender a alta na demanda, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da capital paulista, Carlos Bezerra Jr., vai assinar nos próximos dias um termo de colaboração com a Organização Internacional de Migrações, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). O acordo prevê a capacitação de 250 servidores brasileiros.


CASA NOVA

A artista Lenora de Barros recebeu convidados na abertura de sua exposição individual "Não Vejo a Hora", realizada na semana passada, em São Paulo. A mostra inaugurou a sede da galeria Gomide & Co, localizada na avenida Paulista. O galerista Claudio Steiner e a cineasta Yael Steiner estiveram lá. O artista japonês Atsunobu Katagiri também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.