Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rodrigo Pacheco é convidado por Lula para entregar Prêmio Camões a Chico Buarque e fica 'balançado'

Presidente do Senado ainda analisa a sua agenda para saber se será possível viajar a Lisboa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da cerimônia de entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque. Fã confesso do artista, o parlamentar relatou a interlocutores ter ficado "balançado" com a proposta.

Pacheco, no entanto, ainda analisa a sua agenda para saber se será possível viajar a Lisboa, onde ocorrerá a solenidade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Lula durante cerimônia no Superior Tribunal Militar, em Brasília - Pedro Ladeira - 16.mar.2023/Folhapress

A entrega da honraria será realizada quatro anos depois de o cantor, compositor e escritor ser laureado com o Camões, considerada a mais alta distinção da língua portuguesa. Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o documento que certifica a premiação.

O então mandatário afirmou que a assinatura não estava entre as suas prioridades e que o faria em "31 de dezembro de 2026", supondo que seria reeleito no pleito de 2022.

A entrega do prêmio para Chico ocorrerá na capital portuguesa em 25 de abril. A data coincide com o aniversário da Revolução dos Cravos e com a passagem do artista pelo país, que levará os shows da turnê "Que Tal Um Samba?" para as cidades de Lisboa e Porto.

Além de Portugal, Lula fará uma viagem oficial à Espanha na segunda quinzena de abril. Antes, irá à China, para onde deveria ter embarcado no último sábado (25) e cancelou após receber um diagnóstico de pneumonia. Como mostrou a Folha, a ida ao país asiático deve ser remarcada para o próximo dia 11.

MINHA HISTÓRIA

O ex-governador João Doria recebeu convidados no lançamento de sua biografia, "João Doria – O Poder da Transformação", escrita pelo jornalista Thales Guaracy. O evento foi realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite de segunda-feira (27). O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) esteve lá. O padre Julio Lancellotti também compareceu.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.