Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Diretor da Educafro diz que silêncio de ministérios de Lula sobre PEC que anistia partidos 'dói no coração'

ONG irá apresentar proposta ao TSE para reverter multas para mulheres e negros em pleitos futuros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ONG Educafro irá apresentar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma proposta para que multas recolhidas de partidos que desrespeitaram o repasse mínimo de verbas a mulheres e negros sejam revertidas em benefício desses dois segmentos em pleitos futuros.

Uma reunião com o presidente da corte eleitoral, Alexandre de Moraes, e com o seu corregedor-geral, Benedito Gonçalves, será solicitada para formalizar a proposição.

O diretor-executivo da Educafro, frei David Santos, no Convento e Santuário São Francisco, em São Paulo - Adriano Vizoni - 6.jul.2020/Folhapress

"Que o dinheiro [da multa] não vá para os cofres da União, mas que seja destinado exclusivamente para fortalecer essas candidaturas", afirma o diretor-executivo da Educafro, frei David Santos.

A iniciativa ocorre na esteira da possível votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece a maior anistia da história a irregularidades eleitorais cometidas por partidos políticos.

A proposta, que está pautada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, proíbe qualquer punição a ilegalidades eleitorais cometidas até a sua promulgação, incluindo o desrespeito ao repasse mínimo de verbas a mulheres e negros nas eleições.

"O rolo compressor dos interesses dos deputados de todos os partidos frente à altíssima multa que deveriam pagar ao TSE está avançando", afirma frei David Santos.

A queixa do pároco e dirigente da Educafro, no entanto, não se restringe à Câmara dos Deputados. "Esse silêncio dos ministérios das Mulheres, da Igualdade e dos Direitos Humanos não condiz com o perfil dos ministros e com a missão que eles têm", afirma ele. "O silêncio desses ministérios está doendo profundamente em nossos corações e em nossos ouvidos", continua.

A proposta, que tem sido apelidada de "PEC da Anistia", já recebeu a assinatura de 184 deputados, incluindo os líderes do governo, José Guimarães (PT-CE), e da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ).

As cotas de gênero e raça já estão em vigor há anos e têm o objetivo de minimizar o domínio masculino e branco na política. Elas estabelecem que os partidos precisam passar recursos proporcionais ao número de mulheres e negros que lancem na disputa, sendo de ao menos 30% no caso das candidatas.

Os partidos, que só no ano passado receberam R$ 6 bilhões dos cofres públicos, têm tradicionalmente descumprido essa regra e têm contado, para isso, com a leniência e vagar da Justiça Eleitoral.


PIPOCA

Os cantores Jair Rodrigues e Luciana Mello prestigiaram, na quarta (26), a pré-estreia do filme "Jair Rodrigues — Deixa Que Digam", sobre a trajetória do pai deles. O cantor Wilson Simoninha marcou presença no evento, que ocorreu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O diretor do documentário Rubens Rewald também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.