Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Kajuru pede desculpas a Gilmar Mendes 'em nome de minha falecida mãe'

Senador disse em 2019 que ministro do STF vende sentenças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pediu desculpas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por "exageros nas críticas" que fez ao magistrado.

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) durante sessão do Senado Federal
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) durante sessão do Senado Federal - Pedro Ladeira-14.mar.19/Folhapress

"Peço-lhe desculpas sinceras, em nome da minha falecida mãe, dona Zezé, e de Deus", escreveu o senador, em documento encaminhado a Gilmar Mendes. "Reconheço que exagerei e passei da primeira página quando fiz duras e indevidas críticas ao vosso comportamento durante a trajetória como ministro do STF", acrescentou.

Kajuru também se retratou publicamente em sessão no Senado. "Eu não tenho compromisso com o erro. Quando eu erro, eu volto atrás", disse.

Em 2019, em entrevista à Rádio Bandeirantes, Kajuru disse que Gilmar Mendes vendia sentenças. Na ocasião, o ministro fez uma representação contra o senador ao STF.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o senador por cometer o crime de calúnia ao acusar o magistrado de venda de sentença.

Em seu pedido de desculpas, Kajuru diz que, quando disparou "a metralhadora contra vossa excelência", vivia "o pior momento da depressão" em sua vida, "fazia duas sessões de psicanálise por semana".

"Permita-me explicar: Um dia depois do primeiro turno na eleição de 2018, em Goiás, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) foi preso por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e superfaturamento. No dia seguinte, vossa excelência concedeu liminar para a soltura de um ser que tentou, por todos os meios —o que não é de conhecimento de vossa excelência— acabar com a minha vida", argumenta Kajuru.

Há mais de duas décadas, Marconi Perillo e Kajuru trocam acusações publicamente. O senador já foi condenado judicialmente anteriormente por supostas ofensas que fez contra o ex-governador em entrevistas e nas redes sociais.


LETRAS

O escritor e cineasta Marcio Pitliuk recebeu convidados, na semana passada, no lançamento do seu livro "O Engenheiro da Morte - A Participação da Elite Alemã no Holocausto". O empresário Sergio Comolatti prestigiou o evento, que ocorreu na Livraria da Vila do shopping Higienópolis, em São Paulo. O rabino Toive Weitman, diretor do Memorial do Holocausto em São Paulo, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.