Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu União Europeia

Comitiva de Lula teme visita ao parlamento português

Há o temor de que algum deputado de 'ultradireita' tenha algum gesto 'tresloucado' na direção do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comitiva de Lula (PT) em Portugal se prepara para o que deve ser o momento mais tenso da viagem do presidente brasileiro ao país: a visita ao Parlamento.

O presidente Lula e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, durante cerimônia em Lisboa, em Portugal - Patricia de Melo Moreira - 22.abr.2023/AFP

CARA A CARA

Lula já decidiu que não participará da sessão solene que celebrará a Revolução dos Cravos de 1974 nem discursará. Mas irá ao local e se reunirá com o comando do Parlamento e com diversos de seus integrantes.

CARA A CARA

Há o temor de que algum deputado do que integrantes da comitiva brasileira definem como "ultradireita" tenha algum gesto "tresloucado" na direção de Lula.

PALAVRAS

O petista tem sido cobrado por suas posições em relação à guerra da Rússia contra a Ucrânia, o que daria o pretexto para algum ataque mais virulento.

PALAVRAS 2

Há, no entanto, a confiança de que Lula, aos 77 anos e no terceiro mandato, saberá lidar com a situação, dando uma resposta apropriada para uma cobrança mais incisiva sobre o assunto.

COMITIVA

Lula viajou a Portugal acompanhado por diversos parlamentares brasileiros, como os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Fernando Lopes de Farias (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Leila Barros (PDT-DF), as deputadas federais Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Lídice da Mata (PSB-BA), além do deputados estaduais Emídio de Souza (PT-SP) e Átila Lins (PSD-AM).


LETRAS

O escritor e cineasta Marcio Pitliuk recebeu convidados, na semana passada, no lançamento do seu livro "O Engenheiro da Morte – A Participação da Elite Alemã no Holocausto". O empresário Sergio Comolatti prestigiou o evento, que ocorreu na Livraria da Vila do shopping Higienópolis, em São Paulo. O rabino Toive Weitman, diretor do Memorial do Holocausto em São Paulo, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.