Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça rejeita ação contra Janja apresentada por Rubinho Nunes após live do Dia da Mulher

Primeira-dama atuou como uma espécie de âncora de atração transmitida pela TV Brasil Gov

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 25ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou a extinção de um processo apresentado contra a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, pelo vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União Brasil), que integrou o MBL (Movimento Brasil Livre) até o ano passado. O parlamentar questionava uma live apresentada por ela na véspera do Dia da Mulher e transmitida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Na ocasião, Janja atuou como uma espécie de âncora da atração, da qual também participaram a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a atriz e apresentadora Luana Xavier. O programa foi veiculado nos canais da TV Brasil Gov, marca que substituiu a antiga TV Nacional do Brasil (NBR) e é destinada à divulgação de ações e políticas públicas do Executivo.

A primeira-dama Janja durante cerimônia de entrega do Prêmio Camões, em Lisboa, em Portugal - Patricia de Melo Moreira - 24.abr.2023/AFP

Ao acionar a Justiça Federal, o vereador Rubinho Nunes afirmou que a primeira-dama teria usado a estrutura da TV Brasil, que é um canal público, para enaltecer as "supostas bondades" de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em afronta aos princípios da administração pública.

O juiz federal Djalma Moreira Gomes considerou, porém, que o parlamentar não apresentou o tipo de ação adequada ao caso e que, por isso, a solicitação não reuniu "condições para ter seu mérito enfrentado". Em outras palavras, o magistrado não chegou a analisar, concretamente, a legalidade da live transmitida por Janja.

"Tenho que os fatos apontados pelo autor como ofensivos à moralidade administrativa e à impessoalidade estão inseridos no âmbito da ação civil pública", afirmou o juiz federal, em decisão desta sexta-feira (19).

"A presente ação popular, na verdade, assume feições de uma ação civil pública, de modo que o autor não detém legitimidade para tanto", disse ainda.

Além de Janja, a União e a EBC também eram alvos da ação apresentada pelo parlamentar. Rubinho Nunes reivindicava que o programa fosse tirado do ar e que Janja não pudesse mais participar como apresentadora em atrações veiculadas pela empresa pública.

Ao se manifestar nos autos, a EBC reiterou que a live não foi transmitida pela TV Brasil, mas, sim, pela rede TV Brasil Gov, para a qual presta serviços. "A obrigação da EBC foi exclusivamente de ordem técnica", disse a empresa à Justiça.

"O instrumento contratual não permite que a EBC interfira no conteúdo exibido, impossibilitando qualquer forma de controle editorial, sendo certo que o serviço realizado a partir do contrato mencionado é estritamente técnico, de produção, captação de áudio e vídeo e transmissão nos meios de comunicação escolhidos", seguiu.

Na petição, a EBC ainda negou que Janja tenha se dedicado a falar de Lula na live. "Com o devido respeito, se tivesse o autor realmente assistido ao evento na íntegra, constataria que o tema que permeou todo o debate foi referente aos alarmantes índices de violência contra a mulher na sociedade brasileira, tema do mais relevante interesse público", afirmou.


CENA

Os atores Giovani Tozi e Anderson Müller receberam convidados na sessão VIP da peça "Quarto Minguante", na noite de quarta (17), no Teatro Faap, em São Paulo. A diretora do espetáculo, Neyde Veneziano, prestigiou o evento. O ator Flávio Tolezani também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.