Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rubinho Nunes decide apoiar Bolsonaro, MBL diverge e vereador deixa o movimento

Movimento tem defendido o voto nulo por entender que o presidente e Lula são corruptos e autoritários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) decidiu apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições, posicionamento que gerou reprovação interna no MBL (Movimento Brasil Livre), que defende o voto nulo no segundo turno. Diante da divergência, Rubinho deixou o MBL.

Lideranças do MBL têm argumentado que os projetos de Bolsonaro e Lula são autoritários e corruptos e não merecem o apoio do grupo. O vereador defende o voto crítico no atual presidente.

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), fundador do MBL
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), fundador do MBL - Divulgação

"A decisão de saída foi consensual e madura, em razão do distanciamento que nós acabamos tendo por conta de visões de estratégia política. Tenho uma visão pragmática e extremamente contrária ao PT. Isso acabou afastando as partes, então decidimos lutar a mesma guerra, mas em trincheiras diferentes", diz Rubinho ao Painel.

Ele afirma que concorrerá à reeleição para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024. Em agosto, ele desistiu de tentar o cargo de deputado federal.

Em nota, o MBL disse que continuará no mesmo lado do vereador, mas que talvez ambos já não comunguem da mesma visão a respeito dos meios para atingir o destino.

Como mostrou o Painel, o MBL teve resultado considerado frustrante ao eleger somente Kim Kataguiri, deputado federal, e Guto Zacarias, estadual, ambos do União Brasil. Outras campanhas nas quais apostavam, como as de Cristiano Beraldo e Amanda Vettorazzo, pelo mesmo partido, não tiveram sucesso.

Diante disso, o movimento passou a discutir com mais dedicação a possibilidade de usar o fundo eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.