Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula comanda governo sob cerco e deve abrir mão de anéis para manter os dedos, avaliam integrantes do ministério

Meta central deveria ser o desenvolvimento econômico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma parte importante do núcleo duro do governo Lula já jogou a toalha e entende que o presidente precisa entregar diversos anéis para permanecer com os dedos. Ou seja, abrir mão de políticas públicas concretas e também simbólicas, como na área do meio ambiente, para conseguir avanços em ao menos um tema central: o do desenvolvimento econômico, sem o qual o governo poderá fracassar de forma retumbante.

O presidente Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Gabriela Biló - 24.abr.2023/Folhapress

DIRETO AO PONTO

Na análise de um integrante de primeiro escalão da equipe do petista, Lula comanda hoje um governo sob cerco: enfrenta oposição dentro do aparato estatal, com uma opinião pública dividida e apenas 130 votos no Congresso —o número da bancada mais leal a ele— para defender suas pautas.

PONTO 2

Um parlamentar que é também dirigente do PT e amigo do presidente afirma que o governo tem hoje diversos canhões apontados para ele o tempo todo.

PONTO 3

O governo não teria, portanto, cacife nem força para comprar todas as brigas ao mesmo tempo.

DE LONGE

Neste contexto, a administração petista teria que evitar, por exemplo, entrar na discussão de pautas de comportamento. E deveria se "conformar" com o esvaziamento de ministérios como o do Meio Ambiente e o de Povos Indígenas que está sendo promovido pelo Congresso.

DE LONGE 2

Lula deveria, assim, abrir mão "de tudo o que é secundário", na opinião de um integrante do governo, para "centrar no desenvolvimento", sem o qual até mesmo a democracia voltaria a correr risco.

TODOS SALVOS

Com sucesso econômico, o governo Lula conseguiria se fortalecer para, ao fim e ao cabo, garantir que direitos não fossem "massacrados", diz o mesmo governista.


É PIQUE!

O dentista e empresário Fábio Bibancos recebeu convidados como a cantora Vanessa da Mata na festa em que comemorou 60 anos, realizada no domingo (21), no espaço Birds, em São Paulo. A atriz Adriana Esteves e o ator Tarcísio Filho passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.