Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juiz Appio tentou acionar governo Lula, mas foi ignorado

Magistrado foi afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba sob a suspeita de ameaçar o desembargador que mandou prender desafeto de Sergio Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O juiz Eduardo Appio, que foi afastado cautelarmente da 13ª Vara Federal de Curitiba pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na segunda (22), tentou falar com integrantes do governo Lula (PT) assim que recebeu a notícia de que estava suspenso do cargo.

Homem de terno e gravata sentado à frente de monitor de computador em escritório
O juiz federal Eduardo Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato - Divulgação JF-PR

Appio disparou mensagens por WhatsApp para autoridades que estão em postos-chave do governo federal, mas não recebeu resposta.

Integrantes do governo preferem antes entender o que de fato aconteceu no caso do afastamento para depois então dialogar com o magistrado.

Além disso, o governo não teria como ajudá-lo, já que se trata de uma disputa travada dentro do sistema judiciário.

O juiz acionou também aliados de Lula na área jurídica que não estão no governo. O assunto, entre eles, também tem sido tratado com cautela.

Appio foi denunciado à Corregedora Regional do TRF-4 por supostamente ameaçar o desembargador federal Marcelo Malucelli.

Ele teria telefonado para João Eduardo Barreto Malucelli, filho do magistrado, se passando por outra pessoa e solicitando informações sobre o pai dele.

O desembargador Malucelli tinha virado alvo de críticas por determinar a prisão do ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran, que é desafeto do ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil).

As ressalvas à medida surgiram porque o filho de Malucelli, João Eduardo Barreto Malucelli, é sócio do escritório de advocacia de Moro e da mulher do senador, a deputada federal Rosângela Moro.

O juiz Appio teria telefonado para João Eduardo na época em que o pai sofria questionamentos.
Appio sempre fez um contraponto a Moro, que o antecedeu como titular da 13ª Vara Federal e, no cargo, julgou e condenou dezenas de empresários e políticos –entre ele, o ex-presidente Lula.

Appio reverteu diversas decisões da Lava Jato e, na semana passada, decidiu ouvir o ex-ministro Antonio Palocci sobre o que seriam "excessos e erros" da Lava Jato. Ele também liberou R$ 35 milhões de uma conta do ex-petista.

Como fez em diversas outras ocasiões, o TRF-4 reverteu as decisões de Appio.


SORRISO

O dentista e empresário Fábio Bibancos recebeu convidados como a cantora Vanessa da Mata na festa em que comemorou 60 anos, realizada no domingo (21), no espaço Birds, em São Paulo. A atriz Adriana Esteves e o ator Tarcísio Filho passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.