Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Se a piada não incitou o ódio e a violência, ela é só uma piada', diz Porchat sobre censura a vídeo de Léo Lins

Decisão judicial determinou que Léo Lins retirasse do ar vídeo em que faz piadas sobre minorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O comediante Fábio Porchat se manifestou contra a decisão judicial de censurar o especial de comédia de Léo Lins. "Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência, ela é só uma piada", escreveu Porchat no Twitter, nesta quarta (17).

Porchat também disse que não existe "censura do bem" e que mesmo que se despreze o que um humorista diz, ele tem o direito de dizer, mesmo que isso ofenda algumas pessoas. "Ele tem o direito de ofender", afirmou.

O comediante Fábio Porchat - Marlene Bergamo -8.mar.2023/Folhapress

Por determinação judicial, Léo Lins foi obrigado a apagar um especial de comédia de seu canal no YouTube. No vídeo, que tinha mais de 3,3 milhões de acessos, ele contava piadas sobre minorias.

Em longo texto publicado em sua rede social, Porchat defendeu que não existe impedimento legal para se fazer piadas com minorias. "Ah, mas faz piada com minorias… E qual o problema legal? Nenhum. Dentro da lei pode-se fazer piada com tudo tudo tudo", escreveu.

Ele acrescentou que não gostar de uma piada não dá o direito a ninguém de impedir que ela exista. "Ainda mais previamente. Impedir o comediante de pensar uma piada é loucura. Mesmo que você não goste desse comediante, mesmo que você despreze tudo o que ele diz, ele tem o direito de dizer. Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem", prosseguiu.

Segundo a decisão judicial, Léo Lins está proibido de realizar, em suas apresentações futuras, quaisquer comentários com "conteúdo depreciativo ou humilhante em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável".

Porchat afirmou ainda que a democracia não é um regime para "você defender as suas ideias, mas para quem você não concorda poder defender as delas".

"Não confundam 'não gosto dele' com 'ele não pode falar'. Não entrem nessa conversa com a emoção, entrem com a razão", prosseguiu ele.

Na terça (16), após Léo Lins falar que seu vídeo tinha sido censurado, Porchat já tinha se pronunciado no Twitter afirmando que a decisão era "inaceitável". Nas redes sociais, muitos internautas criticaram a postura de Porchat.

A retirada do vídeo de Léo Lins foi determinada após um pedido do Ministério Público. Segundo ele, a censura deve "abrir um precedente perigoso para a comédia e arte em geral". Lins também disse que seu advogado já estava entrando com uma defesa.

No vídeo em questão, Lins fala sobre um "ranking de privilégios que existe hoje na sociedade". "Na base, está o velho. Em cima, está o nordestino pobre. Depois dele, está a mulher grávida, que tem assento especial. Em cima dela, está o gordo que também já tem assento especial. O gordo é uma grávida que se autoengravidou. (...) Em cima do gordo, está o deficiente que tem assento, não pega fila. A prova disso é que um velho nordestino, gordo e deficiente virou presidente."


TABLADO

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-S), a cantora Ceumar e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, o arquiteto Ricardo Ohtake, prestigiaram, na sexta (12), a estreia da ópera "O Guarani", no Theatro Municipal de São Paulo.

A montagem é assinada por Ailton Krenak e Cibele Forjaz. O líder indígena propõe uma releitura da obra-prima de Carlos Gomes excluindo o balé e inserindo música indígena no espetáculo. A ópera tem a participação da Orquestra e do Coro Guarani do Jaraguá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.