Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vereador condenado por fake news ameaça retirar título de cidadão sorocabano de Paulo Betti

'É uma babaquice', diz o ator; parlamentar também usou informações falsas sobre a varíola dos macacos para pedir o cancelamento da Parada LGBTQIA+

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os vereadores da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, vão votar nesta terça (23) um projeto para retirar o título de cidadão sorocabano concedido ao ator Paulo Betti em 1977.

O ator Paulo Betti - Sergio Zalis/Globo/Divulgação

O autor da proposta é o vereador Vinicius Aith (PRTB). Segundo ele, o artista desrespeitou os parlamentares do município em uma publicação nas redes sociais. Na postagem, Betti criticava a mobilização da Câmara para proibir a realização da marcha da maconha na cidade.

"O mundo acabando e os vereadores de Sorocaba querendo proibir a marcha da maconha. Vão se catar, babacas", disse o ator na ocasião

Aith é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e já se envolveu em outras polêmicas com artistas. Em março deste ano, ele foi condenado pela Justiça por divulgar uma fake news contra a atriz Patrícia Pillar.

Durante as eleições de 2022, Aith afirmou que a atriz teria sofrido violência doméstica quando era casada com o ex-candidato (PDT) à presidência da República, Ciro Gomes "Ciro falando em defesa das mulheres. Eu não esqueci das pancadas na Patrícia Pillar, hein!", escreveu na época. Algum tempo depois, ele apagou a publicação. A atriz o processou pela divulgação da fake news.

No ano passado, ele também usou informações falsas sobre a varíola dos macacos para pedir o cancelamento da Parada LGBTQIA+ na cidade do interior paulista.

"É um tipo de gente que tem no Brasil que ameaça atrapalhar a minha peça quando vou fazer...É uma babaquice, mas de uma certa maneira isso reflete um estado de espírito", diz Paulo Betti à coluna.

O ator destaca que existe uma igreja em Sorocaba de importante valor histórico, a Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas, fundada pelo religioso João de Camargo e que foi tema do seu filme "Cafundó".

"Essa igreja está com rachaduras enormes, com risco de cair, mas eles [vereadores] não se movem para fazer alguma coisa para manter um patrimônio histórico na cidade. No entanto, eles querem retirar o meu título de cidadão", compara.

Um grupo de moradores da cidade se organizou para se manifestar contra a revogação do título, na manhã desta terça (23). Betti nasceu em Rafard, mas cresceu em Sorocaba.

"É sempre a mesma coisa, inventam esses factoides para tirar o foco de algo grave que está acontecendo com eles. Neste caso, o prefeito de Sorocaba [Rodrigo Manga] está sendo acusado de corrupção", afirma o ator. "O que me interessa em Sorocaba é a Igreja do Preto Velho João de Camargo, que corre o risco de desabar. Isso que é importante. Manter o meu título é irrelevante".

O Ministério Público abriu inquérito para investigar supostas irregularidades na compra de materiais de robótica para alunos do ensino fundamental da cidade. A Justiça determinou o bloqueio dos bens do prefeito e o afastamento do secretário de Educação, Marcio Carrara.


SORRISO

O dentista e empresário Fábio Bibancos recebeu convidados como a cantora Vanessa da Mata na festa em que comemorou 60 anos, realizada no domingo (21), no espaço Birds, em São Paulo. A atriz Adriana Esteves e o ator Tarcísio Filho passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.