Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cacique Raoni fará encontro com lideranças indígenas no Xingu

As ministras Sônia Guajajara e Marina Silva são esperadas no evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cacique Raoni Metuktire, ícone da luta por direitos dos povos originários brasileiros, está organizando um encontro para articular o fortalecimento do movimento indígena na política.

Cacique Raoni, liderança caiapó e defensor do meio ambiente
Cacique Raoni, liderança caiapó e defensor do meio ambiente - Pedro Ladeira - 30.dez.2022/Folhapress

A mobilização ocorrerá na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu (MT), em território kayapó, entre os dias 24 e 28 de julho. Além do marco temporal, será discutida a questão da preservação das florestas.

As ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) são esperadas no evento. O convite foi enviado em formato de vídeo, gravado por Raoni.

"Se nós não cuidarmos da nossa terra e de nossas florestas, se deixarmos desmatar tudo, todos vão sofrer com as mudanças climáticas, com o intenso calor e com a poluição do ar. E é por isso que eu chamo todos vocês, lideranças e autoridades, para juntos firmarmos um compromisso em defesa da Terra", afirma o cacique nas imagens.

Ao final do encontro, será feita uma carta assinada pelas principais lideranças indígenas do Brasil com as principais demandas do grupo.


MARTELO

O jogador Neymar Jr., ao lado da namorada, a influenciadora Bruna Biancardi, e do filho, Davi Lucca, recebeu convidados na terceira edição do leilão beneficente do instituto que leva o nome do atacante. Os apresentadores Patricia Poeta e Celso Portiolli marcaram presença no evento, que foi realizado na noite de quinta (22), no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. A apresentadora Luciana Gimenez também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.