Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deltan anuncia viagem aos EUA e redes falam em fuga, mas ele diz que retorna

Viagem para Chicago foi anunciada por ex-deputado como 'novas aventuras'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma fotografia postada por Deltan Dallagnol nesta segunda (19), em que ele aparece no portão de embarque da United para uma viagem a Chicago, nos EUA, viralizou nas redes sociais e está entre os assuntos mais comentados do Twitter.

"Novas aventuras", escreveu o ex-deputado na imagem.

Post do ex-deputado Deltan Dallagnol - @deltandallagnol no Instagram

Como na semana passada o deputado Marco Feliciano (PL-SP) tinha aconselhado Dallagnol a pedir asilo político em outro país, a viagem foi interpretada como tal por internautas.

Um dos primeiros a reproduzir a imagem foi o empresário Tony Garcia, delator da Operação Lava Jato que diz hoje ter sido forçado a atuar como "infiltrado" de Sergio Moro nas investigações.

"Você está mesmo saindo do país? Caso esteja, pensa em voltar ou pedirá asilo pra Deus? TIC TAC", escreveu o ex-delator.

A imagem viralizou, com a teoria de que Dallagnol, que perdeu o mandato de deputado federal neste mês por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estava fugindo do Brasil.

A assessoria do ex-parlamentar afirmou à coluna que ele, na verdade, embarcou para os EUA para participar da Acton University, uma conferência que debate temas como teologia, filosofia, empreendedorismo e desenvolvimento internacional.

Ele foi acompanhado da mulher, Fernanda —mas os três filhos ficaram no Brasil. O casal, diz a assessoria, pode esticar a viagem aos EUA até julho, mas depois retorna a Curitiba.

A assessoria afirma que Dallagnon vai participar de painéis na conferência e que as despesas dele com a viagem foram bancadas pelos organizadores do evento.

Em seu site oficial, a Acton University afirma que não é "uma conferência típica", mas sim "uma exploração de quatro dias de teologia" e de outros temas.

"Cada dia é repleto de apresentações instigantes sobre os fundamentos intelectuais e práticos de uma sociedade livre. Reunindo líderes de todo o mundo nos negócios e na igreja, na academia e no ministério, no mundo desenvolvido e em desenvolvimento, e estudantes de todas as idades, a Universidade Acton é uma conferência dedicada a conectar princípios morais e religiosos à liberdade econômica e pessoal", afirma o texto.

"Aprimore seu intelecto. Amplie sua visão de mundo. Aprenda os fundamentos do genuíno florescimento humano", diz ainda a página ao fazer a propaganda do evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.