Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Arthur do Val e coordenadora do MBL viram alvo de notícia-crime após satirizar João Guilherme

Representação foi protocolada no MP-SP pelo advogado e ativista William Callegaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, e a coordenadora do MBL (Movimento Brasil Livre), Amanda Vettorazzo, viraram alvo de uma notícia crime apresentada ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que os acusa de LGBTfobia. Os dois zombaram o ator João Guilherme por ele ter usado um cropped —blusa curta que deixa a barriga de fora.

O ator João Guilherme - @joaoguilherme no Instagram

A representação foi protocolada pelo advogado e ativista William Callegaro. Após compartilhar fotos em que usava a peça de roupa, João Guilherme foi vítima de ataques nas redes sociais.

Em um vídeo compartilhado no último dia 28, dia do Orgulho LGBTQIA+, Do Val e Vettorazzo gravaram um vídeo no Instagram em que debocham dos trejeitos e vestimentas do ator.

"É tão ridículo que nem mulher anda assim", afirma ela, no que Mamãe Falei responde: "Ele é o terror da minha masculinidade frágil".

Vettorazzo, então, continua: "Isso ajuda os homens, né? Porque fica muito fácil agora para quem é homem de verdade, que usa roupa normal, porque assim, metade é isso daí, que acha que é... Eu já falei num vídeo. Não gosto de homem meio bicha, isso aí é um homem meio bicha".

"Eu fico olhando... tipo Rambo ali, todo bombado, com a metra... [imita barulho de tiros]. Essa masculinidade frágil vai ser desconstruída agora. Aí, eu ponho o João Guilherme, que faz assim: "Saí pra lá", segue Do Val, simulando língua presa em deboche.

Ao MP-SP, William Callegaro afirma que os dois "riam, debochavam, ofendiam e satirizavam as ações, movimentações e atuação do ator, atribuindo-lhe adjetivos pejorativos, reações sarcásticas e claramente homofóbicas".

"É muito cristalino o objetivo do vídeo em tentar diminuir e reprovar a expressão do homem gay que possui características consideradas femininas", segue a denúncia.

Procurada, Vettorazzo diz, em nota enviada à coluna, que desconhece a ação, "mas parece oportunismo de ativistas sem relevância". "A minha concepção é que homem de cropped não me atrai e que homem se veste como homem. Se o homem é gay, não há o menor problema, super apoio. No entanto, é inadmissível que seja tirado de mim, enquanto mulher, o direito de criticar o look", afirma.

Do Val diz que "esse tipo de represália é comum". "Alguns adversários políticos sempre tentam nos intimidar com denúncias infundadas. Não mudaremos a nossa postura", segue ele.

Do Val ficou inelegível por oito anos após a cassação de seu mandato de deputado estadual em 2022. Ele caiu em desgraça após virem a público falas machistas relacionadas às mulheres ucranianas vítimas da guerra, mas segue como membro do MBL.


LETRAS

A atriz Mel Lisboa recepcionou convidados no coquetel de abertura da primeira edição do festival literário Arena da Palavra, que ocorreu na noite de quinta (6), no Instituto Artium, em São Paulo. O idealizador e curador do projeto, Marcelo Sollero, compareceu. A editora Cecilia Arbolave passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.