Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Brasil recebe em seis meses 92% do total de turistas que vieram ao país em 2022

Levantamento da Embratur foi realizado em parceria com a PF e com o Ministério do Turismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um levantamento inédito feito pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) afirma que o Brasil recebeu, de janeiro a junho deste ano, mais de 3,2 milhões de turistas estrangeiros. O número corresponde a 92% do total registrado em todo o ano passado, quando 3,6 milhões de visitantes vindos do exterior desembarcaram no país.

Passageiros em saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP - Eduardo Knapp - 6.jul.2022/Folhapress

O estudo, realizado pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da agência em parceria com o Ministério do Turismo e com a Polícia Federal, identificou ainda que os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram as principais portas de entrada dos viajantes.

No primeiro semestre deste ano, o país de origem mais recorrente entre os estrangeiros foi a Argentina, com 1,3 milhão de turistas vindos de lá, seguido por Estados Unidos (327 mil), Paraguai (233 mil), Chile (223 mil) e Uruguai (199 mil).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, diz haver planos para aumentar, ainda neste semestre, o leque de destinos turísticos brasileiros no mercado estrangeiro.

"Vamos ampliar nossa capacidade de atuar junto às empresas aéreas para garantir a ampliação de rotas com destino ao Brasil no mercado internacional, de forma que o turista consiga acessar com facilidade a diversidade de destinos que temos em nosso país", diz Freixo.

"A cada nova rota, há uma série de ações de promoção dos nossos destinos realizada pela Embratur, na origem desses voos, para garantir que o turista venha", afirma ainda.


DANCING QUEEN

A atriz Claudia Netto, que interpreta a personagem Donna na montagem brasileira do musical "Mamma Mia!", recebeu convidados na reestreia do espetáculo, realizada no espaço Vibra São Paulo, na capital paulista, na semana passada. A peça ainda traz em seu elenco artistas como Gabriel Querino. O ator Guilherme Leme prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.