Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Julio Lancellotti contemporiza saída de aliados do Ministério dos Direitos Humanos

'Não temos ingerência na administração do Estado', diz ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A saída de dois aliados do padre Julio Lancellotti do Ministério dos Direitos Humanos foi recebida com serenidade pelo pároco. "Quando as pessoas são convidadas, a gente apoia. Tivemos sempre boas referências para dar. Mas, depois, não temos ingerência na administração do Estado", diz ele à coluna.

O padre Julio Lancellotti na Casa de Oração do Povo de Rua, no centro da capital paulista, durante ação para abrigar pessoas em situação de rua - Jardiel Carvalho - 18.mai.2022/Folhapress

DIFERENÇAS

De acordo com pessoas familiarizadas com as exonerações, o advogado Ariel de Castro Alves, agora ex-secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a pedagoga Marilda dos Santos Lima, agora ex-coordenadora-geral de Políticas para Convivência Familiar e Comunitária, ambos muito próximos do pároco, teriam deixado a pasta após divergências com a atual gestão.

NADA SEI

O padre afirma que não chegou a se aprofundar nas razões para a saída dos dois, apenas que ouviu de Marilda que "questões internas" teriam sido a causa da decisão. "Acho que eles vão sair bem", afirma, ao refletir sobre o futuro do advogado e da pedagoga após a passagem pelo governo federal.

FALTA

"Não ter pessoas com a experiência deles [dentro do governo federal] não é bom. São pessoas que têm bastante experiência. Agora, eu não estou dentro do governo para avaliar essas questões internas", finaliza.


GRAVANDO

Benedita Casé e Pedro França
Benedita Casé e Pedro Henrique França lançam videocast - João Pedro Januário/Divulgação

O cineasta Pedro Henrique França e a diretora Benedita Casé vão lançar no próximo dia 3 de agosto o videocast PcDPOD, que eles afirmam ser o primeiro podcast em vídeo feito por pessoas com deficiência.

Serão oito episódios, disponibilizados semanalmente em um canal no YouTube e também no Spotify. A produção é da Dia Estúdio.

"O nome veio dessa ideia de afirmar que nós podemos ser e fazer o que quisermos, e não o que o capacitismo da sociedade brasileira determinou que éramos capazes", diz Pedro.

O último episódio vai ao ar em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na data, Pedro e Benedita vão receber como convidadas suas mães, Maria Helena e Regina Casé, respectivamente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.