Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Zé Celso

Zé Celso será homenageado em concerto com João Carlos Martins e Vai-Vai

Evento acontecerá um mês após morte do diretor e será também uma manifestação pela criação do Parque do Rio Bexiga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, será homenageado em evento no dia 6 de agosto, quando se completará um mês de sua morte. A celebração será realizada em frente ao teatro Oficina, no Bexiga, região central de São Paulo, e contará com concerto do maestro João Carlos Martins e orquestra.

A escola de samba da Vai-Vai fará uma participação especial na data.

José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, do Teatro Oficina - Karime Xavier/Folhapress

O evento, que é idealizado pela Associação dos Proprietários e Protetores de Imóveis Tombados (APPIT) e pela Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores de Cerqueira César e Consolação (Samorcc), será também uma manifestação pela criação do Parque do Rio Bexiga.

Ao longo de 40 anos, Zé Celso travou uma disputa com Silvio Santos pelo terreno ao lado do Oficina. Dono do espaço, o apresentador quer construir no local um empreendimento imobiliário. Já o diretor desejava um parque.

A APPIT e a Samorcc, que estiveram à frente da mobilização pela criação do Parque Augusta, agora encampam a luta pelo parque do Rio Bexiga. Elas vão realizar na data um piquenique na rua do Oficina.

Será o primeiro evento público organizado pelas duas entidades pela implantação da área verde ao lado do teatro. As associações também têm atuado junto à Prefeitura de São Paulo e ao Ministério Público de São Paulo para viabilizar a criação do parque.

O maestro João Carlos Martins, que se apresentará no evento, também tem forte ligação com o Oficina. Foi ele o responsável pelo tombamento do teatro, em 1982, quando era secretário estadual da Cultura em São Paulo. Já naquela época, Silvio Santos investia na terra ao lado do espaço e pretendia comprar o lote ocupado pelo grupo de Zé Celso, que então alugava o imóvel.

Martins lembra que entregou o documento do tombamento do teatro em mãos ao diretor. Os dois estavam em seu gabinete e não contiveram a emoção. "Ele começou a chorar. Chorou, chorou. Choramos juntos", contou Martins à coluna.


CALHAMAÇO

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga recebeu políticos e médicos no lançamento da sua autobiografia "Queiroga: O Homem, o Médico e a Pandemia – A Superação da Emergência em Saúde Pública" na noite de quinta-feira (27), na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na capital paulista. O deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) e o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.